Perguntar
Fechar

Por que as grávidas têm de tomar ácido fólico? Para que serve?

O ácido fólico na gravidez serve para prevenir defeitos numa estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê, o tubo neural. Portanto, o ácido fólico é importante para evitar malformações no sistema nervoso central do feto, tais como espinha bífida e anencefalia (ausência de cérebro).

A falta de ácido fólico na gravidez pode causar ainda complicações gestacionais e atraso no desenvolvimento infantil.

Por isso, recomenda-se começar a tomar ácido fólico antes mesmo de engravidar, com pelo menos 3 meses de antecedência. Durante a gestação, o uso da vitamina B9 deve ser mantido até os 3 meses de gravidez.

É nesse período delicado do desenvolvimento embrionário (1º trimestre de gestação) que as grávidas não devem deixar de tomar a vitamina.

O ácido fólico (vitamina B9) está presente em alimentos como feijão, lentilha, soja, vegetais verde-escuros (espinafre, agrião, brócolis), gema de ovo e beterraba.

Contudo, mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem tomar o suplemento indicado pelo médico. A suplementação é importante não só para garantir a quantidade certa do nutriente, como também para manter os níveis de ácido fólico dentro do normal, já que com a gravidez os níveis tendem a diminuir com o aumento do volume de sangue e da eliminação de urina.

A dose de ácido fólico recomendada para mulheres grávidas é de 600 µg por dia.

Para maiores informações, fale com o seu médico obstetra ou o responsável pelo acompanhamento pré-natal.

Saiba mais em:

Ácido fólico engorda?

Para que serve o ácido fólico?