Sim, é muito raro, mas prender o espirro pode fazer mal, podendo causar tontura, inflamação de ouvido, rompimento dos tímpanos, sinusite, em casos extremos.
O espirro é um mecanismo de defesa importante do organismo, usado para expelir do corpo partículas e micro-organismos que provocam irritação no nariz e na garganta.
Ao prender o espirro, a secreção que deveria ser eliminada é mantida dentro das vias aéreas, podendo aumentar o risco de quadros inflamatórios, como sinusite ou inflamação da mucosa devido ao traumatismo ocasionado pela pressão.
Além disso, é importante lembrar que o jato de ar de um espirro pode atingir grande velocidade e força, e prendê-lo faz com que aumente muito a pressão no interior da cavidade nasofaríngea, o que pode causar tontura, levar à rutura dos tímpanos, em casos muito raros.
Se a pessoa estiver com secreção atrás do nariz, ao segurar o espirro, a pressão pode levar essa secreção para o ouvido, podendo também provocar uma inflamação do ouvido.
Contudo, apesar desses sintomas mais graves não serem frequentes, os médicos costumam não recomendar prender o espirro, é preferível que a pessoa espirre e cubra a boca e o nariz com a mão ou um lenço.
Também pode ser do seu interesse: