Quais os sintomas da sinusite bacteriana?

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal com secreção espessa ou fina, diminuição do olfato, tosse diurna, espirros e febre. Também pode haver mau hálito, fadiga e perda de apetite.

Esses sintomas podem ser confundidos com os de uma gripe ou resfriado. Deve-se desconfiar de sinusite quando a doença dura mais de 10 dias e não melhora.

A dor facial é sentida atrás dos olhos, ao redor do nariz ou ainda nos dentes, podendo ser mais forte em um dos lados do rosto. Ocorre principalmente ao abaixar a cabeça ou caminhar.

Publicidade

A tosse diurna pode piorar à noite, principalmente em crianças.

Também é sinal de sinusite bacteriana haver mais secreção em uma narina do que na outra. A secreção nasal tanto pode ser espessa como mais fina, purulenta ou musosa.

A sinusite bacteriana pode cursar com uma piora progressiva dos sintomas ou ter um início grave. Na primeira situação a febre pode surgir após uma melhora inicial do quadro, enquanto que na segunda pode haver febre logo de início, com secreção nasal purulenta, durante pelo menos 3 dias seguidos.

É importante estar alerta a alguns sinais e sintomas que podem indicar complicações da sinusite bacteriana, tais como:

  • Piora do quadro após 72 horas de uso de antibióticos;
  • Inchaço ou vermelhidão nas pálpebras;
  • Dor de cabeça intensa com irritabilidade, vômitos ou alterações visuais.

Na presença de 3 ou mais sintomas de sinusite bacteriana, consulte um médico clínico geral, médico de família ou vá diretamente a um médico otorrinolaringologista.

Saiba mais em:

Sinusite faz o nariz sangrar?

Sinusite dá tontura?

Qual é o tratamento para sinusite bacteriana?