Qual a diferença entre sinusite aguda e sinusite crônica?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A diferença entre sinusite aguda e sinusite crônica está no tempo de duração dos sintomas.

Sinusite Aguda

No caso da sinusite aguda, os sintomas se mantêm por no máximo 4 semanas. O tratamento na maioria das vezes nem é necessário, visto que a melhora se dá de forma espontânea. Em média a recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

Sinusite Crônica

Quando os sintomas da sinusite persistem por mais de 12 semanas consecutivas, ou seja, por mais de 3 meses, apesar do tratamento, ela é classificada como sinusite crônica.

Nesses casos, os sintomas podem durar de meses a anos e quase sempre necessita de tratamento para a cura completa. Dependendo da causa, o tratamento pode incluir o uso de sprays nasais com antialérgicos e corticoides, antifúngicos, antibióticos, vacina antialérgica, medidas de higiene ambiental ou mesmo procedimento cirúrgico.

Os sintomas são semelhantes nos dois casos, tanto na sinusite aguda, quanto na sinusite crônica, costumam apresentar: dor facial, sensação de peso na face, dor de cabeça, congestão nasal com secreção, diminuição do olfato, tosse (geralmente piora à noite), espirros, inchaço e dor ao redor dos olhos, ouvido entupido e mau hálito.

Leia também: Sinusite crônica tem cura? Qual é o tratamento?

O diagnóstico e o tratamento da sinusite são de responsabilidade do/a médico/a otorrinolaringologista.

Saiba mais em:

Diferenças entre Rinite, Sinusite e Resfriado

Quais são os sintomas da sinusite?

O que é sinusite e quais as causas?