Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para Hepatite C?

O tratamento da hepatite C é feito com medicamentos específicos para erradicar o vírus causador da doença. Com o novo tratamento para hepatite C, a taxa de cura pode chegar aos 90%.

Os novos medicamentos para tratar hepatite C crônica foram introduzidos em 2015. A medicação é administrada pro via oral e apresenta menos efeitos colaterais que os remédios anteriores.

O tempo de duração do tratamento é de até 24 semanas. A nova terapêutica é altamente eficaz, sendo capaz de curar a hepatite C em até 90% dos casos.

Em pessoas que já têm cirrose, a cura da hepatite C também diminui significativamente as chances de câncer de fígado e hemorragias digestivas.

Contudo, nem todos os pacientes com hepatite C precisam receber tratamento. A definição quanto à necessidade terapêutica irá depender de exames específicos, como biópsia do fígado e exames de biologia molecular.

Vale lembrar que grande parte das pessoas com hepatite C não apresenta nenhum sintoma. Porém, se não for diagnosticada e devidamente tratada, a doença pode trazer complicações para o fígado. A inflamação crônica do órgão destrói as suas células, formando cicatrizes que podem se atingir todo o fígado e causar cirrose hepática.

Saiba mais em: Quais são os sintomas da hepatite C?

O médico hepatologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a hepatite C.