Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para hepatite B?

O tratamento para hepatite B depende do estágio da doença. Para a hepatite aguda, o tratamento tem como objetivo apenas aliviar os sintomas. Na fase crônica, a hepatite B é tratada com medicamentos específicos para combater a multiplicação do vírus, diminuir os danos ao fígado e prevenir a evolução da cirrose e do câncer hepático.

O tratamento da hepatite B aguda também inclui cuidados, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e medicação sem prescrição médica, bem como fazer repouso relativo (diminuir atividade física).

Os sintomas nessa fase estão presentes na minoria dos casos e podem incluir febre, fadiga, dores abdominais, náuseas, vômitos, escurecimento da urina, dores articulares e icterícia (pele e olhos amarelados).

Embora a maioria das pessoas com Hepatite B recupere-se da doença sem complicações, há casos raros em que o quadro evolui para hepatite fulminante, que pode levar à morte.

O tratamento para esses pacientes deve ser intensivo e especializado, com controle dos sais e líquidos corporais, batimentos cardíacos, respiração, hemorragias e, quando necessário, transplante de fígado.

O tratamento da hepatite B na fase crônica é definido após a biópsia do fígado. Os medicamentos usados servirão para conter a replicação viral e a inflamação hepática, prevenindo a cirrose e o câncer de fígado.

Para prevenir a hepatite B, basta tomar a vacina, usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar agulhas, seringas, materiais de manicure e pedicure ou qualquer objeto perfurante ou cortante. A vacina contra hepatite B é disponibilizada gratuitamente nas Unidades de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Saiba mais em:

Hepatite B tem cura? Se tem, qual o tratamento?

Existe vacina para a hepatite b?

Quais são os sintomas da hepatite B?