Perguntar
Fechar

Qual exame devo fazer para saber se tenho intolerância à lactose? Como é feito?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A intolerância à lactose é diagnosticada a partir da correlação dos sintomas e aspectos clínicos do/a paciente com alguns testes disponíveis.

O teste de intolerância à lactose avalia a capacidade de absorção da lactose pelo intestino. O/a paciente ingere, em jejum, um líquido que contém lactose. O nível de glicose no sangue é avaliado antes e depois da ingestão do líquido para comparar. Se não houver elevação da taxa de glicose no sangue, o teste é considerado positivo e a intolerância pode ser comprovada a depender da correlação dos sintomas clínicos.

Outro teste que pode ser feito é o teste do hidrogênio expirado. Nesse teste, o/a paciente também ingere, em jejum, a substância contendo lactose e, após algumas horas, é avaliada a taxa de hidrogênio na expiração. Quando ela é alta, indica que a lactose não está sendo adequadamente absorvida pelo organismo e, então, a possibilidade da intolerância à lactose é elevada.

Outro teste menos utilizado é a medida da acidez nas fezes. Esse exame é realizado a partir das fezes recém eliminadas pela pessoa. Quando a acidez é elevada, há grande chance de ser devido à intolerância à lactose.

Esses exames podem ser solicitados após a avaliação clínica do/a gastroenterologista, clínico/a geral ou médico/a de família.

Também pode lhe interessar: Como saber se meu filho tem alergia à proteína do leite?