Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Qual o tratamento para cianose?

O tratamento da cianose deverá ser direcionado à doença que a causou. Sendo assim, listo abaixo alguns tratamentos, conforme a causa. Em algumas doenças, poderá ser necessário o uso de oxigênio domiciliar.

  • Doenças cardíacas: se a causa for uma malformação do coração, seja congênita ou adquirida, poderá ser necessária uma cirurgia cardíaca para correção. Em alguns casos, pode ser tentado o tratamento com drogas sistêmicas.
  • Doenças pulmonares: pode ser necessário o uso de drogas inaladas, para dilatar os brônquios, permitindo a maior entrada de oxigênio. No caso de doenças infecciosas, como pneumonia, é necessário o uso de antibióticos.
  • Doenças circulatórias: em quadros agudos, quando a pressão sanguínea não é suficiente para permitir que os tecidos recebam oxigênio, pode ser necessário o uso de drogas intravenosas, além de transfusão sanguínea. Em casos de obstrução arterial, pode ser necessária correção cirúrgica, ou uso de drogas para dilatar os vasos.
  • Intoxicações: há antídotos para correção da cianose causada por drogas. Um exemplo é o uso do azul de metileno em intoxicações por dapsona.
  • Doenças hematológicas: a anemia falciforme não tem cura. Pode ser necessário o uso de hidroxiuréia para controle de crises agudas. O seguimento deve ser feito pelo médico hematologista.

O tratamento deverá ser instituído após o correto diagnóstico da doença que levou à cianose. Em quadros agudos, deverá ser feito em hospitais, muitas vezes necessitando internação.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?