Perguntar
Fechar

Quando devo tomar soro caseiro?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O soro caseiro deve ser tomado em casos de diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação. Apesar de não cortar a diarreia, o soro caseiro repõe o líquido e os sais minerais eliminados nas fezes ou vômitos.

Para tomar o soro, use uma colher e vá bebendo aos poucos ao longo do dia ou após cada evacuação ou vômito. Comece a tomá-lo assim que começar a diarreia (desarranjo intestinal com aumento do número de evacuações e fezes moles ou líquidas) ou os vômitos.

No caso das crianças, é importante estar atento aos sinais de desidratação por diarreia, que são:

  • Moleira funda;
  • Boca seca;
  • Olho seco;
  • Choro sem lágrimas.

Porém, o uso do soro caseiro só é indicado em situações de emergência, quando a pessoa não tiver o soro de reposição oral do Ministério da Saúde, distribuído gratuitamente nos postos de saúde do Brasil.

Isso porque é muito comum haver erros nas doses de sal e açúcar utilizadas para fazer o soro caseiro. Muitas vezes há um exagero e, além de não ser eficaz, pode trazer reações indesejadas.

Ao usar o preparado distribuído pelo governo, você tem a certeza de que está tomando um soro com as quantidades certas de sal e açúcar.

Para fazer efeito, o soro caseiro deve ter20 gramas de açúcar (2 colheres rasas de sopa) e 3,5 gramas de sal (1 colher de café rasa) por cada litro de água.

Leia mais sobre o preparo em: Como fazer soro caseiro?

Também pode ser adquirida no posto de saúde a colher-medida padrão para preparar o soro caseiro, para não correr o risco de errar nas doses.

Leia também:

Quais os benefícios do soro caseiro?