A viagem de avião após uma cirurgia dependerá do tipo de cirurgia e anestesia feita. Em geral, deve-se aguardar pelo menos 2 semanas. As cirurgias feitas com anestesia geral não ha preocupações adicionais, as cirurgias feitas com raquianestesia ou peridural deve-se aguardar pelo menos 7 dias. Em cirurgias mais simples, laparoscopia e colonoscopia a viagem pode ser após 2 dias. Outros exemplos:
- Deslocamento de retina: entre 2 a 6 semanas após, a depender do tipo de gás utilizado;
- Cirurgia facial ou nasal: 1 a 2 semanas;
- Neurocirurgia: pelo menos 1 semana e com autorização médica de melhora da pressão intracraniana;
- Cirurgias abdominais: 1 a 2 semanas após da cirurgia;
- Drenagem de tórax: 2 a 3 semanas com a confirmação de que não há mais líquidos na cavidade de proteção do pulmão;
O paciente deve esperar para viajar de avião porque, após uma cirurgia, ficam bolhas de ar nas cavidades, que podem aumentar de volume com a baixa pressão atmosférica durante o voo. Baixas pressões provocam expansão de gases, inclusive os corporais.
No caso das cirurgias abdominais, por exemplo, a expansão dos gases intestinais pode provocar rompimento de suturas, sangramento e perfuração. Intervenções no estômago e no intestino também podem deixar esses órgãos mais doloridos com a expansão do ar.
Caso for viajar de avião após uma cirurgia, converse com o/a cirurgião/ã para orientar as medidas que devem ser tomadas e evitar complicações.