Quantas pílulas do dia seguinte posso tomar por ano?

A mulher não deve tomar mais de 12 pílulas do dia seguinte por ano, ou seja, no máximo 1 pílula por mês. A pílula do dia seguinte tem doses muito altas de hormônios e o seu uso frequente pode alterar o equilíbrio hormonal e trazer graves complicações, que vão desde hemorragias e anemias ao aumento dos riscos de câncer de útero e mama. Tomar a pílula mais de uma vez por mês também altera o ciclo menstrual e causa sangramentos irregulares.

É importante lembrar que a pílula do dia seguinte deve ser usada apenas como um método contraceptivo de emergência. Tomar uma pílula por mês ou 12 por ano já pode ser considerado um uso regular e frequente, o que não é indicado por duas razões principais: em primeiro lugar estão os riscos associados às quantidades elevadas de hormônios; em segundo lugar, a eficácia da pílula do dia seguinte para prevenir a gravidez varia entre 55% e 90%, enquanto que a camisinha e a pílula anticoncepcional podem chegar aos 98% e 99% de eficácia, respectivamente.

Portanto, se o uso da pílula do dia seguinte é regular e o objetivo é evitar uma gravidez, mais vale utilizar um método mais seguro e que não provoca os mesmos efeitos colaterais.

Publicidade

O uso da pílula do dia seguinte deve ser reservado para situações emergenciais, como rompimento da camisinha, esquecimento do diafragma ou da injeção anticoncepcional, uso incorreto ou esquecimento da pílula anticoncepcional ou ainda em casos de estupro e relações sexuais imprevistas sem proteção.

Contudo, mulheres que têm relações sexuais esporádicas e escassas podem usar a pílula do dia seguinte de forma programada e controlada, uma vez que a sua vida sexual não justifica o uso de um método anticoncepcional contínuo de longa duração.

Para esses e outros esclarecimentos sobre o uso da pílula do dia seguinte, consulte um médico de família ou ginecologista.

Saiba mais sobre o assunto em:

Se tomar a pílula do dia seguinte muitas vezes ela perde o efeito?

Tomar junto as 2 pílulas do dia seguinte faz mal? Corta efeito?

Faz mal tomar a pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional?