Quanto tempo depois do parto posso malhar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A mulher pode voltar ou começar as atividades físicas no período pós parto assim que for fisicamente possível para ela e seguro da parte médica. Esse período costuma ser em torno dos 40 dias pós parto, porém o tempo exato poderá variar para cada mulher a depender se ela já realizava essas atividades antes, da intensidade dessa atividade e da recuperação do pós parto.

A atividade física no período pós parto é muito benéfica para a mulher para eliminar a retenção de peso advinda da gestação e evitar o ganho adicional de peso. Outros benefícios à saúde da mulher são: melhoria do bem estar psicossocial, melhoria do desempenho cardiovascular, redução da ansiedade e depressão, redução da incontinência urinária por estresse e da perda óssea induzida pela lactação.

O recomendado é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada (caminhada, natação, hidroginástica, academia) durante a semana. A mulher que já estava acostumada a realizar atividade física mais pesada também poderá retornar a realizar no seu ritmo.

O momento pós parto é muito delicado para a mulher pois está se recuperando dos hormônios gestacionais, acostumando com uma nova rotina e precisa do apoio familiar e social para colaborar com suas atividades diárias e no seu bem estar.