Quanto tempo depois de perder o bebê posso engravidar?

Depois de perder o bebê, a mulher deve esperar cerca de 3 a 6 meses para engravidar novamente. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 6 meses. Após abortos espontâneos ou abortos retidos normalmente é feita a curetagem, que é uma raspagem da camada interna do útero. É importante esperar esse período de pelo menos 3 meses para voltar a engravidar para que o útero possa recompor a sua camada interna e oferecer assim um ambiente adequado para a fixação do embrião.

Contudo, já é possível engravidar logo no primeiro ciclo menstrual após a perda do bebê. Em geral, a menstruação volta depois de 4 a 6 semanas. A recuperação física após um aborto geralmente ocorre em poucos dias, mas é preciso levar em consideração que o útero ainda está se recuperando. Além disso, existe o fator emocional que costuma ser muito intenso nesses casos.

Desde que a mulher tenha esperado um tempo mínimo de 3 meses e se sinta preparada emocionalmente para voltar a engravidar, ela pode começar a tentar, mas antes deve consultar o seu médico obstetra.

Publicidade

Leia também:

Quanto tempo depois de uma curetagem é possível engravidar?

Quanto tempo após cesariana posso engravidar?