Que exames podem ser feitos para detectar o uso de drogas?
Existem 3 exames que podem ser feitos para detectar o uso de drogas: exame de sangue, exame de urina e materiais biológicos (cabelo, saliva, unhas e pelos) sendo o teste de cabelo o mais amplamente utilizado. Os exames toxicológicos servem para rastrear o uso de qualquer droga psicoativa, como maconha, cocaína, ecstasy, barbitúricos, opiáceos, anfetaminas entre outras.
Exame de Urina para Detectar o Uso de Drogas
As drogas normalmente são metabolizadas pelo fígado e eliminadas através da urina, daí ser possível a detecção por este meio.
Porém, a amostra de urina geralmente só é capaz de identificar o uso recente de drogas e não permite distinguir o usuário ocasional do dependente ou que faz uso abusivo das drogas.
O período que as substâncias podem ser detectadas pelo exame de urina varia conforme a frequência e a intensidade de uso, podendo ir de poucas horas a cerca de 10 dias.
A maconha e a cocaína são detectáveis por períodos mais longos, enquanto que o álcool só pode ser rastreado se tiver sido usado nas últimas horas, pois é metabolizado e eliminado mais rapidamente.
Contudo, a concentração exata da droga na urina não é apresentada. O resultado diz apenas "positivo" ou "negativo". A quantificação da droga só é feita quando solicitada, em locais especializados.
Quanto tempo depois de usar droga ela pode ser detectada na urina?
- Anfetamina: 48 hs;
- Metanfetamina: 48 hs;
- Barbitúricos:
- Ação curta: 24 hs;
- Ação intermediária: 48-72 hs;
- Ação prolongada: 7 dias ou mais;
- Benzodiazepínicos: 3 dias;
- Cocaína: 2-3 dias;
- Metadona: 3 dias;
- Codeína/morfina: 48 horas;
- Maconha:
- Uso único: 3 dias;
- Uso moderado: 4 dias;
- Uso diário: 10 dias;
- Uso crônico: 21-27 dias;
- Metaquoalona: 7 dias ou mais;
- Fenciclidina (PCP): 8 dias.
Exame de Sangue para Detectar o Uso de Drogas
O exame de sangue detecta a presença direta da droga no sangue. Portanto, só é capaz de identificar drogas que foram usadas muito recentemente, há poucas horas.
Teste de material biológico para Detectar o Uso de Drogas
A análise baseia-se no fato de que quando uma pessoa usa droga, parte da substância é transportada pelo sangue para outros tecidos, como no couro cabeludo e deposita-se no bulbo do fio de cabelo.
Cada tipo de material biológico permite o apontamento dessas substâncias por mais ou menos tempo; por exemplo, o fio do cabelo com aproximadamente 4 cm, pode detectar presença de substâncias psicoativas em até 90 dias após o consumo; já quando o material estudado são pelos, a substância pode ser detectada até 180 dias após o seu uso.
Cabelos quimicamente tratados ou tingidos não alteram o resultado pois a parte analisada é a parte interna do fio. Já uso de apliques podem atrapalhar o teste.
São poucos os laboratórios com permissão para realização desses exames no Brasil.
É importante lembrar que os exames toxicológicos só podem ser realizados com autorização por escrito da pessoa em causa ou em condições de urgência médica.