O teste de gravidez de farmácia é um método é eficaz para detectar uma possível gestação quando realizado da maneira correta. Algumas situações podem interferir em seu resultado:
- É necessário esperar pelo menos uma semana de atraso na menstruação antes de realizá-lo.
- Se a mulher ficar com dúvida em relação ao resultado. poderá repetir o teste depois de uma semana. O nível de hCG aumenta de forma rápida nas primeiras semanas de gravidez, e por isso, se houver gravidez, uma semana depois o resultado será mais claro.
- Alguns remédios que contêm o hormônio ßHCG podem interferir no resultado do teste.
- Hepatite, cistos, tumores no ovário, infecções urinárias, sangue ou proteínas na urina, ovarianos também podem causar alterações no resultado dos testes.
- Remédios como analgésicos, antibióticos ou mesmo anticoncepcionais não interferem com o resultado.
É essencial estar atenta ao tempo adequado para verificar o resultado. A urina não deve ser introduzida em um recipiente contaminado ou sujo. Muitos testes já disponibilizam um recipiente apropriado, caso contrário, a urina pode ser introduzida em um copo descartável. É muito importante ler com cuidado a bula do produto antes de começar o processo. Quando o risco aparece na janela de resultado, mesmo que seja bem clarinho, é indicação da existência de gravidez. Apesar disso, quando a utilizadora fica com dúvidas, o teste deve ser repetido.
Diante de dúvidas ou necessidade de maior certeza, é aconselhável consultar-se com seu ginecologista. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese e exames complementares, se você está grávida ou não, orientá-la e iniciar o pré-natal, se necessário.