Perguntar
Fechar

Teste de farmácia de gravidez é confiável?

Teste de farmácia de gravidez é confiável?

Sim, o teste de gravidez vendido nas farmácias é confiável. Se a menstruação estiver atrasada e o teste for positivo, há grandes chances de ser mesmo gravidez. Contudo, se o teste for negativo, ainda assim ficará a dúvida se você pode estar grávida, uma vez que os testes de farmácia podem dar resultados negativos falsos. Por isso, para confirmar a gravidez é necessário fazer um exame de sangue nos dois casos.

Só a partir do 8º dia de gravidez, ou seja, do momento da fecundação, é que os níveis de beta hCG no organismo começam a aumentar. Esse hormônio só é produzido pelo organismo quando a mulher está grávida, por isso ser usado para detectar gravidez.

Portanto, as alterações hormonais têm início no momento exato em que ovo, formado pela união do espermatozoide com o óvulo, é implantado no útero.

Assim, qualquer teste de gravidez realizado antes dessa fase pode dar resultado falso negativo, já que ainda não houve tempo dos níveis de hormônio no sangue subirem o bastante ao ponto de serem detectados no sangue.

Veja também: Resultado do Exame de Gravidez - Beta-HCG

Resultado falso negativo

O resultado falso negativo significa que a mulher está grávida, mesmo que o resultado do teste seja negativo. Esses resultados são mais frequentes nas primeiras semanas de gestação, quando o corpo ainda não produziu quantidades suficientes de hormônio beta hCG para ser detectado na urina.

O teste de gravidez de farmácia também pode dar falsos resultados se não for feito corretamente, como não esperar pelo tempo certo para fazer a leitura, usar recipientes sujos ou mal lavas, entre outros erros que podem ocorrem no teste feito em casa.

Por isso, nesses casos, recomenda-se esperar mais alguns dias e repetir o teste de gravidez de farmácia, ou então realizar o teste Beta hCG de sangue ou urina no laboratório.

Leia também:

O teste de gravidez de farmácia pode dar falso negativo?

Beber muita água pode alterar o teste de gravidez de farmácia?

Quando fazer o teste de gravidez?

Recomenda-se que o teste de gravidez de farmácia seja feito quando a menstruação está atrasada por pelo menos uma semana. Esse tempo de espera para realizar o teste é necessário, pois só a partir da 1ª semana de gestação é que o hormônio HCG pode ser detectado na urina.

O ideal é que o teste de gravidez de farmácia seja feito com a primeira urina do dia, logo que a mulher acordar.

Já o exame de sangue pode detectar a gravidez a partir do 12º dia de gestação. Esse teste é o que é considerado pelos médicos para identificar a gravidez, já que é mais preciso que o teste de urina.

Saiba mais em: Teste de gravidez de farmácia positivo e beta hcg negativo: estou grávida ou não?