Perguntar
Fechar

Teste de farmácia de gravidez é confiável?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, o teste de gravidez de farmácia é confiável. Quando realizado corretamente, o teste de farmácia pode ter uma eficácia de 95% a 99%. Se a menstruação estiver atrasada e o teste for positivo, há grandes chances de ser mesmo gravidez. Resultados falso positivos são raros nos testes de gravidez de farmácia.

Contudo, se o teste for negativo, ainda assim ficará a dúvida se você pode estar grávida, uma vez que os testes de farmácia podem dar resultados negativos falsos. Por isso, para confirmar a gravidez é necessário fazer um exame de sangue.

Teste de gravidez de farmácia negativo e positivo: como entender os resultados e quando fazer

Só a partir do 8º dia de gravidez, ou seja, 8 dias depois do momento da implantação do óvulo fecundado (embrião) no útero, é que os níveis de beta-hCG no organismo começam a aumentar.

Esse hormônio só é produzido pelo organismo quando a mulher está grávida e são necessários pelo menos 8 dias para que os níveis de beta-hCG estejam suficientemente altos para serem detectados na urina.

Portanto, as alterações hormonais têm início no momento exato em que ovo, formado pela união do espermatozoide com o óvulo, é implantado no útero.

Assim, qualquer teste de gravidez realizado antes dessa fase pode dar resultado falso negativo, já que ainda não houve tempo dos níveis de hormônio no sangue subirem o bastante ao ponto de serem detectados no sangue ou na urina.

Quando fazer o teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia deve ser feito quando a menstruação está atrasada por pelo menos uma semana. Esse tempo de espera para realizar o teste é necessário, pois só a partir da 2ª semana de gestação é que o hormônio HCG pode ser detectado na urina.

No caso da mulher não saber a data que deveria vir o período menstrual, recomenda-se que o teste seja feito 3 semanas depois da última relação desprotegida.

O ideal é que o teste de gravidez de farmácia seja feito com a primeira urina do dia, logo que a mulher acordar.

Já o exame de sangue pode detectar a gravidez a partir do 12º dia de gestação. Esse é o teste considerado pelos médicos para identificar a gravidez, já que é mais preciso que o teste de urina.

O que significa resultado falso negativo no teste de gravidez de farmácia?

O resultado falso negativo no teste de gravidez de farmácia significa que a mulher está grávida, mas o resultado do teste deu “negativo”. Esses resultados são mais frequentes nas primeiras semanas de gestação, quando o corpo ainda não produziu quantidades suficientes de hormônio beta-hCG para ser detectado na urina.

Em geral, os resultados falso negativos são mais frequentes quando a mulher faz o teste antes do atraso da menstruação.

O teste de gravidez de farmácia também pode dar falsos resultados se não for feito corretamente, como não esperar pelo tempo certo para fazer a leitura, usar recipientes sujos ou mal lavados, entre outros erros que podem ocorrem no teste feito em casa.

Por isso, nesses casos, recomenda-se esperar uma semana e repetir o teste de farmácia ou então realizar o exame Beta-hCG de sangue ou de urina, feito em laboratório.

Teste de gravidez de farmácia pode dar resultado falso positivo?

O resultado falso positivo pode ocorrer se a mulher estiver tomando medicamentos com hCG (normalmente usados para tratar infertilidade), tiver passado por parto ou aborto há menos de 8 semanas.

Há ainda doenças raras que podem produzir hCG, sendo a principal delas a mola hidatiforme, um tumor formado no tecido placentário de uma gravidez que não resultou.

Tratam-se de situações pouco comuns. Por isso, se a menstruação estiver atrasada e o resultado for positivo, a probabilidade da mulher estar grávida é bastante elevada.

O uso de medicamento pode alterar o resultado do teste de gravidez de farmácia?

Depende. O uso de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais não altera o resultado do teste de gravidez de farmácia. Mesmo o consumo de álcool, não interfere no resultado do exame.

Porém, o uso de medicamentos hormonais para tratar a infertilidade, além de medicamentos usados no tratamento de alergias e diuréticos e Mal de Parkinson podem interferir no resultado do teste de farmácia.

Para maiores esclarecimentos sobre o teste de gravidez de farmácia, consulte um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.