Queimaduras de 2º grau: como identificar e o que fazer
As queimaduras de segundo grau têm como características principais a presença de bolhas e dor intensa devido a exposição das terminações nervosas. São segundo tipo mais grave de queimadura e podem ser superficiais ou profundas.
A primeira medida a ser tomada no tratamento da queimadura é retirar o corpo do contato com a fonte de calor que a produz e colocar a área queimada em água fresca e corrente pelo máximo de tempo possível como, por exemplo, embaixo da torneira.
As queimaduras de 2º grau ocorrem frequentemente no ambiente doméstico causadas por chama de fogo, contato com água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos.
Características das queimaduras de segundo grau
As queimaduras de 2º grau se classificam em superficiais e profundas. Os sinais mais comuns das queimaduras de segundo grau superficiais incluem:
- Presença de bolhas,
- Dor intensa e
- Vermelhidão e/ou inchaço no local da queimadura.
Nas queimaduras de segundo grau profundas as lesões são menos dolorosas e as bolhas são esbranquiçadas e secas.
O que posso fazer?
O tratamento das queimaduras de segundo grau varia de acordo com a sua profundidade e tamanho.
Queimaduras Superficiais
As queimaduras superficiais podem ter seu tratamento iniciado no momento em que ela acontece em casa ou no local em que você estiver. Alguns passos simples podem ser imediatamente efetuados:
- Resfrie queimadura: coloque a área do corpo queimada em água corrente por até 15 minutos. Não use água gelada e nem gelo nas queimaduras,
- Mantenha as bolhas intactas: não estoure as bolhas, pois elas servem como proteção e curativo biológico para a pele que está logo abaixo delas,
- Se a pele na área da queimadura apresentar ferimento, envolva a lesão com compressas ou gazes úmidas, de preferência, estéreis. Não use tecidos de algodão ou qualquer outro material que possa aderir à queimadura,
- Em caso de dor intensa, você pode tomar um paracetamol ou dipirona para aliviá-la,
- Evite aplicar qualquer substância na queimadura: não passe manteiga, pasta de dentes, borra de café ou qualquer outra substância sobre a queimadura.
Após seguir esses passos, é importante que você busque atendimento hospitalar para avaliação e tratamento correto da queimadura. No hospital, o médico de plantão fará a drenagem da bolha e, logo após, será efetuada a limpeza da queimadura e a aplicação de curativo fechado com sulfadiazina de prata.
Você deve seguir as orientações deste profissional quanto aos cuidados com o curativo.
Queimaduras Profundas
Quando a queimadura é profunda e extensa, é importante que você busque uma emergência hospitalar, pois geralmente, é necessária a internação. Nestes casos pode ser indicado:
- Reposição de eletrólitos como sódio, potássio e/ou cálcio perdidos por desidratação provocada pela queimadura,
- Limpeza cirúrgica com uso de anestesia e aplicação de enxertos para recuperação da área queimada,
- Vacinação contra o tétano.
Estes são alguns dos cuidados prestados às pessoas com queimaduras graves.
Pessoas que sofrem queimaduras no rosto, mãos, pés, genitais, narinas (vias aéreas superiores) ou queimaduras elétricas devem ser levadas imediatamente para uma emergência hospitalar.
Para saber mais sobre queimaduras, você pode consultar:
O que fazer em caso de queimadura?
Qual o tempo de cicatrização de queimadura?
Referências
SBQ- Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Romanowski, K.S. et al. American Burn Association Guidelines on the Management of Acute Pain in the Adult Burn Patient: a review of the literature, a compilation of expert opinion, and next syeps. J Buran Care Res, 41(6):1129-1151, 2020.