Remédio para hipertensão pode causar impotência
Tenho 45 anos, sou casado com 3 filhos e sou hipertenso. Minha relação sexual com minha mulher é normal. Minha pergunta é: A medicação para baixar a pressão arterial, pode prejudicar a longo prazo e causar impotência?
Dependendo da medicação sim. Entretanto muitos outros fatores podem causar impotência no homem, assim como a associação deles. É importante que seja feita uma avaliação completa e criteriosa, com médico urologista, para definir corretamente a causa da disfunção, permitindo assim um tratamento realmente eficaz.
Causas comuns de disfunção ou impotência no homem
- Idade
- Fatores psicológicos
- Medicamentos
- Doenças crônicas
Idade
Estudos recentes comprovam que 50% dos homens com mais de 40 anos de idade, já apresentam algum grau de disfunção erétil, independente de outros fatores.
Fatores psicológicos
O estresse e a ansiedade estão entre os principais fatores de disfunção erétil, falta de libido e graus variados de impotência masculina. O tratamento é baseado em associação de medicamentos e terapia específica, com bons resultados.
Medicamentos
Alguns medicamentos anti-hipertensivos e antidepressivos, apresentam como efeito colateral possível, a impotência sexual, especialmente em pessoas com muitas comorbidades. Contudo, é incomum que a causa seja exclusivamente do medicamento, por isso é fundamental a confirmação dessa suspeita, através de uma avaliação criteriosa do cardiologista, antes de considerar a troca da medicação.
Doenças crônicas
As doenças crônicas mais relacionadas a disfunção erétil e impotência, são a diabetes, hipertensão, alcoolismo, tabagismo e obesidade. Todas acabam por interferir na microcirculação, resultando em sintomas como a disfunção e redução da libido.
O urologista é o médico especializado em casos de disfunção erétil e impotência. Agende uma consulta.
Leia também: Impotência sexual tem cura? Como é o tratamento?