Perguntar
Fechar

Sinto dor no corpo todo. Será que tenho fibromialgia?

Dor no corpo difusa e generalizada é um dos sintomas da fibromialgia. Nesse caso, as dores no corpo normalmente vêm companhadas por fadiga, perturbações do sono, rigidez matinal, dor de cabeça e distúrbios intestinais.

Os sinais e sintomas da fibromialgia podem incluir ainda formigamento ou diminuição da sensibilidade em mãos e pés, maior sensibilidade à temperatura, tontura, alterações na memória, dor no peito e dificuldades de interação e convívio social.

Contudo, a principal característica da fibromialgia é a presença de vários pontos sensíveis no corpo que, ao serem pressionados levemente, despoletam dor.

Portanto, o diagnóstico da fibromialgia é baseado em pelo menos 2 critérios: história de dor generalizada no corpo (lado direito e esquerdo, acima e abaixo da cintura) que dura mais de 3 meses e a presença de pelo menos 11 pontos dolorosos no corpo.

A fibromialgia não tem uma causa definida e o seu tratamento é multidisciplinar, podendo incluir medicamentos antidepressivos, analgésicos e anti-inflamatórios, acupuntura, fisioterapia, massagem de relaxamento e exercícios aeróbicos de baixo impacto (caminhada, hidroginástica, bicicleta).

Saiba mais em: Qual o tratamento para fibromialgia?

Se você sente dores no corpo há mais de 3 meses e apresenta um ou mais dos sintomas apresentados acima, consulte um médico de família, clínico geral ou reumatologista para uma avaliação.

Veja também:

Fibromialgia tem cura?

O que é fibromialgia e quais os sintomas?