Tenho na perna algo que parece uma verruga?
Olá. Tenho na perna algo que acho tratar-se de uma verruga com quase 1cm, mas é bem mole e não está rente à pele, aliás, está ligada a perna por um pedaço bem estreito. Tenho há anos, não doi, não coça e não sangra. Será que é um verruga, mesmo? Será que posso retirá-la com um produto como o Pointts? Obrigado.
Pela sua descrição, parece ser de fato uma verruga. O ideal é procurar o/a médico/a para avaliação detalhada e tratamento.
Apesar de serem benignas, as verrugas são altamente contagiosas. A melhor forma de evitar a proliferação de verrugas para outras partes do corpo ou a transmissão para outras pessoas é removê-las através da aplicação de medicamentos específicos ou métodos cirúrgicos.
Alguns cuidados que ajudam a prevenir o aparecimento de verrugas:
- Cobrir lesões ou cortes na pele com curativos;
- Evitar ficar descalço;
- Evitar o contato direto com as verrugas (próprias ou de terceiros);
- Usar preservativo;
- Tomar vacina contra HPV para prevenir verrugas genitais.
Alguns remédios utilizados para remover verrugas e que não precisam de receita médica são o Wartner, o Duofilm e o Pointts.
No entanto, é necessário consultar um/a médico/a dermatologista, clínico/a geral ou médico/a de família antes de iniciar qualquer tratamento.
O uso caseiro dessas medicações podem trazer efeitos colaterais e, quando não são bem aplicadas na área delimitada da verruga, pode causar danos à pele ao redor. Por isso, o mais indicado é realizar o tratamento seguindo as indicações médicas.
Além disso, o tratamento para remover verrugas depende do tipo de verruga e pode incluir:
- Aplicação de ácidos ou outras substâncias químicas;
- Crioterapia (congelação);
- Eletrocirurgia (queima);
- Cirurgia a laser;
- Cirurgia para retirar a verruga (excisão);
- Imunoterapia com o objetivo de estimular as defesas do organismo para que este rejeite a verruga.
Como cada tipo de verruga requer um tratamento específico, procure o/a médico/a para o diagnóstico apropriado e tratamento correto do seu caso.
Leia também: