Perguntar
Fechar

Nasceu uma verruga próximo à entrada da vagina. O que pode ser?

Nasceu uma verruga pequena próximo a entrada da minha vagina. Será HPV ou bartolinite? Qual a diferença?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Verruga na região genital pode ser indicativo de alguma doença sexualmente transmissível (DST). A lesão mais frequente associada às verrugas na vagina é devido ao vírus papiloma humano (HPV).

Essas verrugas podem aparecer entre 3 semanas a 8 meses após relação sexual desprotegida. A maioria das verrugas na vagina decorrente do HPV são transitórias e podem se auto resolver em 2 anos, não precisando de nenhum tratamento específico.

Se houver crescimento da verruga, dor e incômodo, procure um serviço de saúde para avaliação e tratamento. Em alguns casos, essas verrugas precisam ser "queimadas" com ácido para serem eliminadas.

É fundamental a realização do exame preventivo com frequência (anual ou a cada 3 anos a depender do resultado do exame) para avaliação do útero, colo do útero e da região interna da vagina. Esse exame é capaz de avaliar a presença de lesões e corrimentos que, ao serem detectados podem ser devidamente tratados. O exame preventivo é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde gratuitamente.

Leia também: Toda verruga é HPV?