Tomar antibiótico antes da hora faz mal? O que fazer?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Tomar antibiótico antes da hora faz mal porque pode causar intoxicação ou a dose pode não ser absorvida pelo organismo. O que se deve fazer é tomar os antibióticos sempre no mesmo horário e cumprir o tempo de uso determinado pelo médico para obter os resultados esperados.

Os horários determinados para tomar o antibiótico indicam o tempo que o medicamento dura ou atua dentro do organismo. Depois de cada intervalo, ele será absorvido ou eliminado completamente e, por isso, uma nova dose precisa ser tomada.

Os antibióticos, para serem eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no mesmo intervalo (6, 8, 12 ou 24 horas, a depender de cada medicamento). Se esse cronograma não for seguido adequadamente, o antibiótico pode perder seu efeito combativo ou mesmo causar reações adversas não desejadas.

Se tomou o antibiótico antes da hora, tente não repetir isso e continue tomando as próximas doses no intervalo indicado na receita médica. Se apresentar alguma reação devido ao excesso do medicamento, procure algum/a médico/a.

Leia também:

Posso tomar antibiótico com o estômago vazio?

Posso tomar antibiótico antes de uma cirurgia?

Tomar muito antibiótico faz mal?