Perguntar
Fechar

Tomei sem querer 2 comprimidos de anticoncepcional...

Tomei sem querer 2 comprimidos de anticoncepcionais juntos sem necessidade por engano na primeira semana da cartela. Na terceira semana camisinha estourou, fiquei preocupada e tomei a Pilula do dia seguinte (com um pouco mais de 12hrs e os 2 compridos juntos). Falta o último comprido na cartela corro algum risco de gravidez?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não, desde que volte a tomar novamente após a pausa de 7 dias. Tomar dois comprimidos juntos não reduz a eficácia da pílula caso a tomada não seja por motivo de esquecimento e os demais comprimidos sejam tomados regularmente. Portanto, ao acabar a cartela faça a pausa e reinicie a nova cartela após esse intervalo.

Na terceira semana você já estava protegida da gravidez, por isso mesmo a camisinha tendo estourado o risco seria mínimo, como você ainda tomou a pílula do dia seguinte realmente não há risco de gravidez, já que a pílula do dia seguinte também é um método contraceptivo de emergência eficaz se tomado até 5 dias da relação sexual desprotegida.

Caso ainda assim tenha dúvida você pode fazer um teste de gravidez 3 semanas após a tomada da pílula do dia seguinte ou atraso menstrual maior que 7 dias. É válido lembrar que a pílula do dia seguinte pode ocasionar um certo sangramento de escape e tanto pode adiantar a menstruação ou atrasar, ambos são efeitos esperados e não devem causar preocupação.

Quando o anticoncepcional perde a eficácia?

O anticoncepcional pode ter a eficácia reduzida caso esqueça de tomar em algum dia. Nessas situações está recomendado tomar o comprimido que esqueceu no momento em que lembrar e o outro do mesmo dia. Quanto mais dias se esquecer mais ele pode tornar-se menos eficaz e a chance de engravidar é maior.

Portanto, o ideal é tomar a pílula todos os dias, de preferência no mesmo horário ou em horários próximos, assim se aumenta a proteção da pílula e reduz a chance de falhas.

Para mais informações sobre os métodos contraceptivos consulte um médico de família ou ginecologista.