Tomo Diane 35 e esqueci de tomar, atrasei 17 horas?
Eu estava na 2ª cartela do Diane 35, na segunda semana da cartela atrasei 17 horas para tomar o comprimido. Tomei o que faltava e continuei tomando todos nos mesmos horários e durante esse períodos mantive relação sexual com meu marido usando camisinha, porém no 6º dia após o esquecimento do comprimido nós não usamos camisinha. É possível estar grávida mesmo tendo tomado os 6 comprimidos subsequentes de forma correta?
Possível é, mas as chances de gravidez neste caso são muito pequenas.
O atraso do anticoncepcional Diane 35® por mais de 12h compromete a eficácia da medicação, porém varia muito com a semana em que houve o esquecimento. No caso da segunda semana, como descrito, tomando o comprimido assim que lembrar e seguindo o restante da cartela conforme habitualmente, não há riscos de engravidar.
Desde que faça uso correto da medicação, sempre tomando um comprimido por dia, todos os dias, de preferência em um mesmo horário.
De qualquer forma, se houver atraso menstrual, ou alguma alteração, entre em contato com seu médico ginecologista antes de reiniciar nova cartela.
O que fazer quando atrasar um comprimido do Diane 35®?
Segundo as recomendações do fabricante:
- Se o esquecimento for de mais de 1 comprimido, deve procurar o seu médico ginecologista.
- No caso do esquecimento de 1 comprimido por menos de 12h, basta tomar assim que se lembrar, e continuar os demais comprimidos conforme habitual, sem alterar a eficácia da medicação.
- Se o esquecimento ultrapassar as 12h, deverá se basear pela semana da cartela, conforme descrito abaixo:
- Na primeira semana ⇒ Tomar o comprimido assim que lembrar, e os demais da forma habitual; porém deve manter mais um método contraceptivo pelos próximos 7 dias;
- Na segunda semana ⇒ Tomar o comprimido assim que se lembrar, e os demais como habitual, sem riscos de gravidez;
- Na terceira semana ⇒ Tomar o comprimido assim que lembrar e os demais como habitual e não fazer a pausa de 7 dias, comece imediatamente a próxima cartela; OU Pare a cartela por 7 dias, contando com o dia esquecido, e comece nova cartela. (Ambas as opções, não há necessidade de método adicional).
Vale ressaltar que o esquecimento na primeira semana, com relação desprotegida na semana anterior, aumenta as chances de uma gravidez. Nesse caso, o mais recomendado é que entre em contato com seu médico ginecologista para definir a melhor conduta.
E no caso de não haver menstruação após a pausa de 7 dias, pode ser um sinal de gravidez, por isso, deve entrar em contato com seu médico antes de iniciar próxima cartela.
Leia também: Dúvidas sobre anticoncepcional