Transei sem camisinha e esqueci de tomar o anticoncepcional?

Transei com meu namorado sem camisinha e esqueci de tomar o anticoncepcional dois dias, posso continuar tomando e não vou ter perigo de engravidar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não deve continuar tomando. Continuar tomando, não é aconselhável nesse caso e não altera o risco de gravidez.

O esquecimento de duas pilulas associado a uma relação sem camisinha, ou outro método de barreira, aumenta bastante o risco de gestação. Portanto nesse caso a orientação da maioria dos médicos especialistas na área, é de interrupção da medicação, aguardar 7 a 8 dias para realizar o teste de gravidez, e após a certeza de não ter engravidado, iniciar uma nova cartela do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação seguinte.

O que fazer quando esquecer de tomar a pílula?

Quando a mulher esquecer de tomar apenas uma pílula, e não houve relação nesse período, pode continuar o anticoncepcional sem aumentar o risco da gestação, basta tomar a pílula assim que se lembrar e a próxima no mesmo horário que tomaria.

No caso do esquecimento de duas ou mais pílulas, também sem relação no período, as orientações se baseiam na fase do ciclo menstrual em que se encontrava. Na primeira semana da cartela o risco de gravidez é maior, por isso pode tomar quando lembrar e seguir a diante a cartela, porém deve fazer uso de mais um método de barreira por pelo menos 7 dias.

Na segunda e terceira semana, costuma ser indicado parar a medicação, usar outro método contraceptivo e aguardar a próxima menstruação para recomeçar em nova cartela.

Vale lembrar que sempre que houver relação sem proteção, ou esquecimento da pílula, pode lançar mão do uso de contraceptivo de emergência, a pílula do dia seguinte. Que deverá ser tomada em até 72h, porém quanto mais cedo, melhor a sua eficácia.

Pode lhe interessar também: Esqueci de tomar a pílula, a penúltima da cartela, corro risco de estar grávida?