Tuberculose pleural é contagiosa? Como se transmite?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não, tuberculose pleural não é contagiosa. Este é um tipo de tuberculose extrapulmonar, ou seja, que não afeta os pulmões, portanto não é transmitida de pessoa para pessoa através das secreções respiratórias.

A tuberculose pleural acomete a pleura, uma membrana delicada que reveste os pulmões. Pacientes com tuberculose pleural e outras formas de tuberculose extrapulmonar não são capazes de transmitir a bactéria conhecida como bacilo de Koch, causadora da doença.

Portanto, essas pessoas não precisam ficar em isolamento e podem entrar em contato com outras pessoas de maneira segura, por não existir risco de contágio.

Já a tuberculose pulmonar, que é a forma mais comum da doença, é contagiosa. Quando alguém com tuberculose espirra ou tosse, espalha grandes quantidades de bactérias que estão presentes na secreção respiratória. A transmissão para outras pessoas ocorre pelas vias respiratórias, através da inalação dessas gotículas de secreção suspensas no ar.

Leia também: Tuberculose é contagiosa? Como se transmite?

Contudo, é importante lembrar que um paciente com tuberculose pleural pode transmitir a doença se estiver também com a forma pulmonar da tuberculose, o que geralmente ocorre em pacientes com AIDS.

A própria tuberculose pleural pode ser decorrente da tuberculose pulmonar. Nesses casos, o bacilo pode chegar à pleura através do rompimento de algum foco de tuberculose pulmonar na cavidade pleural, podendo ser encontrado no líquido pleural e nas secreções respiratórias.

Na suspeita de tuberculose, agende uma consulta com o/a médico/a clinico/a geral ou medico/a da família o mais rápido possível.

Saiba mais em:

O que é tuberculose pleural?

Tuberculose pleural tem cura? Como é o tratamento?