Sim, alguns remédios podem não fazer mais o mesmo efeito depois de algum tempo de uso contínuo, pois o organismo fica tolerante a ele. Nesses casos, o paciente precisa rever com seu médico a melhor opção, aumentar a dose ou trocar a medicação.
A redução do efeito pode ocorrer principalmente com medicamentos hipnóticos, tranquilizantes ou ansiolíticos, sobretudo os benzodiazepínicos.
Os antidepressivos também podem perder o efeito devido à tolerância, embora seja raro. Isso é mais frequente em pessoas que melhoram e param de tomar o remédio antes do tempo, depois têm uma recaída e voltam a tomar, melhoram e param novamente, e assim sucessivamente.
Os antibióticos são outra classe de medicamentos aonde vemos essa alteração acontecer, pode haver redução da sua eficácia quando utilizado por muitas vezes, e com intervalo de tempo curto.
Se por um algum motivo suspeitar que o seu remédio não está mais fazendo o mesmo efeito, não aumente a dose por conta própria em hipótese alguma, pois além de continuar não fazendo efeito poderá causar danos irreparáveis. As superdosagens, especialmente em medicamentos que agem no sistema nervoso podem causar crises convulsivas e até parada respiratória.
O mais adequado é que consulte o médico que receitou o medicamento para reavaliar o caso e fazer os ajustes necessários.
Também podem lhe interessar: