Tomar remédio com leite corta o efeito?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, na verdade tomar remédio com leite pode reduzir o efeito da medicação. Isso porque o leite, por ser um alimento, estimula a produção de sucos digestivos que podem degradar o remédio reduzindo o seu efeito.

Além disso, o leite contém nutrientes, como o cálcio, que podem reagir com os compostos do medicamento e promover a perda do seu efeito terapêutico por inativação química.

Um exemplo são os antibióticos feitos à base de tetraciclina e quinolonas, que não devem ser tomados com leite pois esse composto liga-se ao cálcio e forma aglomerações, reduzindo seu efeito. Outra medicação que deve ser ingerida preferencialmente com água é a Levotiroxina, prescrito nos casos de doenças da tireoide.

Portanto, para não correr o risco de cortar o efeito do remédio, o mais indicado é tomar todos os medicamentos sempre com um copo de água, evitando-se qualquer outra bebida.

Leia também:

Posso tomar antibiótico com o estômago vazio?

Existe alguma comida que corta o efeito do antibiótico?

Um remédio pode deixar de fazer efeito depois de tomar muitos anos?