Sim. Usar lentes de contato além do tempo determinado pelo oftalmologista faz mal, podendo causar dor, vermelhidão, reações alérgicas e infecções, até situações mais graves como a formação de úlceras de córnea, alterações graves que podem levar à cegueira.
O tempo que a lente pode permanecer no olho, deverá ser definido e orientado pelo médico oftalmologista assistente, e irá depender principalmente do material da lente escolhida, das características dos olhos do paciente e cuidados diários com a lente.
O uso de lentes de contato por muito tempo faz mal porque diminui a oxigenação da córnea. Como a córnea não possui vasos sanguíneos, ela necessita captar o oxigênio do ar. Assim, a lente de contato atua como uma barreira à passagem do oxigênio.
Apesar dos materiais das lentes de contato atuais permitirem uma melhor difusão do oxigênio, elas não deixam de ser uma barreira. Quanto maior for o grau da lente, mais espessa ela será, bloqueando a passagem de oxigênio. O que pode favorecer a inflamações corneanas (ceratites), infecções graves como a úlcera de córnea infecciosa, e sequelas permanentes na visão, com indicação, nos casos mais graves, de transplante de córnea.
Outra razão por que as lentes de contato não devem ser usadas além do tempo indicado, é que elas acumulam resíduos de proteínas e bactérias, que podem causar alergias oculares e infecções.
Cuidados diários com a lente de contato
Além do uso da lente pelo tempo correto indicado, outros cuidados são fundamentais para uma boa adaptação e prevenção de complicações, como:
- Utilizar apenas pelo tempo estipulado como data de validade pelo fabricante, mesmo que esteja aparentemente em boas condições;
- Fazer uma higienização adequada diariamente:
- Lavar bem as mãos e secar suavemente em papel toalha, antes de colocar ou retirar as lentes;
- Não limpar as lentes com soro fisiológico ou água da torneira, usar apenas os produtos indicados de limpeza e manutenção das lentes, que são produtos específicos;
- Limpar bem o estojo, com os mesmos produtos e trocá-lo a cada 3 meses, pelo menos;
- Retirar as lentes para dormir, mesmo as de longa duração;
- No caso de uso de maquiagem, colocar as lentes antes de iniciar a maquiagem e retirar as lentes antes do uso de demaquilante e limpeza do rosto;
- No caso de uso em ambientes de água como piscina, rios ou mar, não abrir os olhos dentro da água, e se possível, usar óculos de proteção;
- Evitar usar as lentes em saunas fechadas, pelo maior risco de reações alérgicas e contaminação, uma das poucas contraindicações;
- No caso de vermelhidão, dor ou secreção, retirar as lentes e fazer contato com oftalmologista imediatamente.
Dormir com as lentes de contato faz mal?
Sim, dormir com as lentes de contato faz mal. Embora existam lentes descartáveis que são aprovadas para serem usadas durante o sono, há sempre um risco maior associado.
Isso porque as lentes de contato já diminuem a oxigenação da córnea durante o dia, quando os olhos estão abertos. Durante o sono, com as pálpebras fechadas, essa oxigenação fica ainda mais reduzida.
Vale reforçar, que ao menor sinal de irritação, vermelhidão, dor, secreção ou turvação da visão, deve interromper o uso das lentes de contato imediatamente e procurar um/a médico/a oftalmologista para avaliação.
Leia também: Usar lentes de contato coloridas faz mal?