Perguntar
Fechar

Útero retrovertido tem cura?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Primeiramente é importante lembrar que útero retrovertido não é propriamente uma doença que precisa de tratamento. Trata-se de um útero que está voltado para trás e não para frente, como ocorre em grande parte das mulheres.

A retroversão uterina só é considerada patológica se o útero estiver fixo nessa posição devido a inflamações, infecções genitais ou ainda endometriose. Quando é este o caso o útero retrovertido tem cura através de cirurgia, embora na maioria dos casos o tratamento cirúrgico não seja necessário.

Nesses casos, o posicionamento invertido do órgão pode ser decorrente de aderências resultantes desses processos, que alteram a posição anatômica natural do útero.

Através da operação é possível tentar fixar melhor o útero, de maneira que ele fique mais voltado para frente, mas isso aumenta os riscos de infecções, inflamações e dor durante as relações.

O útero retrovertido pode virar sozinho?

O útero retrovertido dificilmente muda de posição espontaneamente, já que se trata de uma variação da posição do útero. Quando estão presentes sintomas, o médico pode avaliar a necessidade de cirurgia, em que se pode tentar fixar e reposicionar melhor o útero.

Cabe ao médico ginecologista avaliar a situação e escolher a melhor forma de tratamento, quando necessário.

Saiba mais sobre útero retrovertido em:

O que é útero retrovertido e quais os sintomas?

Quem tem útero retrovertido pode engravidar?

O que significa ter o útero em anteversoflexão?