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Vinagre de Maçã emagrece mesmo? Como usar?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

O vinagre de maçã pode ser um importante aliado para quem quer emagrecer. Traz benefícios também para quem é diabético, hipertenso e obeso.

A pectina, fibra solúvel presente no vinagre de maçã, e o ácido acético, outro componente importante dos vinagres, auxiliam no processo de emagrecimento. Junto com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, o vinagre de maçã tem uma ação mais efetiva quando o objetivo é emagrecer.

Embora alguns estudos defendam o uso do vinagre, entre eles, o vinagre de maçã para emagrecimento, controle de glicemia e redução de gordura ainda são necessários mais pesquisas que demonstrem os mecanismos pelos quais estes efeitos são alcançados.

Vinagre de Maçã

4 benefícios que auxiliam no emagrecimento

1. Ajuda no controle da insulina e reduz o nível de glicose no sangue

O ácido acético, uma das substâncias do vinagre de maçã e outros vinagres, ajuda no controle da insulina e reduz o nível de glicose no sangue. Alguns estudos mostram que o seu consumo antes das refeições, deixa as células mais sensíveis à insulina secretada pelo corpo. Deste modo, você precisa de menos insulina para metabolizar os alimentos. Quanto menos insulina precisamos, menos gordura fabricamos e isto ajuda a emagrecer. Além disso, o ácido acético quebra as moléculas de gorduras já armazenadas no corpo (lipólise). Embora haja algumas comprovações, os mecanismos pelos quais o vinagre atua para controlar a glicemia ainda estão sendo estudados.

2. Provoca a sensação de saciedade

O vinagre de maçã traz a sensação de saciedade e, ao sentir menos fome, o processo de emagrecimento é potencializado. A pectina é a fibra responsável por esta ação.

3. Auxilia na metabolização de carboidratos e torna mais lenta a digestão

O ácido acético inibe a absorção do açúcar presente nos carboidratos. Isto faz com que menos glicose fique livre no sangue. A pectina ajuda a tornar a digestão mais lenta e a reduzir a absorção de carboidratos nos intestinos, o que reforça a sensação de saciedade.

4. Diminui a retenção de líquidos

O vinagre de maçã é rico em potássio e isto faz com que os níveis de sódio no sangue sejam reduzidos. Deste modo, a retenção hídrica e a sensação de inchaço diminuem. Um outro benefício da presença do potássio e controle do sódio é a manutenção da pressão arterial. Assim, o vinagre de maçã além de ajudar a emagrecer é benéfico para as pessoas que são hipertensas.

Como usar o vinagre de maçã para fins de emagrecimento

  • Dê preferência a um vinagre de maçã orgânico com acidez em torno de 4%.
  • Dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em 200 ml de água.
  • Beba o vinagre diluído 2 vezes ao dia, antes das refeições nas quais que você ingere mais carboidratos (pão, arroz, massas).
  • Pode ser usado também nas saladas. Se for usar deste modo, não é necessário diluir. Apenas coloque uma colher de sopa do vinagre de maçã orgânico na sua salada.
  • Não use o vinagre em jejum. O vinagre não deve ser usado em jejum, pois é rico em ácidos que podem agredir o estômago.

Além, do benefício de emagrecimento, o vinagre de maçã é rico em vitaminas (vitamina A, C, E e do complexo B), minerais (potássio, fósforo, cálcio e magnésio), pectina (fibra solúvel de algumas frutas) e não possui conservantes.

Contraindicações

O vinagre de maçã é ácido, por este motivo, não use vinagre de maçã se você tem:

  • Úlcera gástrica
  • Gastrite
  • Esofagite
  • Desgaste do esmalte dos dentes

Antes de iniciar o uso, converse com um nutricionista ou seu/sua médico/a de família, clínico geral ou nutrólogo/a.

Para saber mais:

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7 erros que você não pode cometer se quer emagrecer