Deve falar com seus pais ou responsáveis para que eles levem você ao/à médico/a.
A primeira menstruação, conhecida como menarca, geralmente acontece quando a menina tem entre 9 e 13 anos de idade. Contudo, para algumas meninas, a menarca pode só chegar aos 14 ou 15 anos, já que a idade da primeira menstruação pode variar de acordo com fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
A chegada da menarca é um dos acontecimentos da puberdade, período em que o corpo da menina sofre várias mudanças, como crescimento de pelos nas axilas e região genital e aumento dos seios.
Com a menarca começam também os ciclos menstruais, que podem ter de 28 a 35 dias, bem como os sangramentos vaginais que caracterizam o período da menstruação.
Na menarca, o fluxo menstrual pode durar de 2 a 7 dias. Esse também é o tempo de duração habitual dos períodos menstruais que virão a seguir.
O sangramento menstrual observado na menarca pode variar ao longo dos dias. A cor pode ser vermelho vivo no início e passar para um tom mais marrom no final do período.
Contudo, após a primeira menstruação, durante os primeiros anos, os ciclos podem variar significativamente e a duração pode não ser igual em todos eles. Depois disso, o período menstrual costuma durar de 4 a 6 dias. À medida que a mulher envelhece, os ciclos tendem a ficar mais curtos e regulares.
Isso é um processo natural e que, em geral, deve apenas aguardar a chegada da menstruação. Porém, caso haja uma preocupação sua, você pode buscar ajuda profissional de um/a médico/a de família, clínico/a geral ou ginecologista.
Durante a consulta médica, será possível realizar uma história clínica completa, exame físico detalhado e, caso seja necessário, o/a médico/a poderá solicitar alguns exames complementares para analisar o seu caso.
Leia também: