Perguntar
Fechar

Menstruei e 10 dias depois tive relação e não usamos camisinha, posso engravidar?

Tive relação e não usamos camisinha, a minha última menstruação foi 10 dias antes da relação, há probabilidade de engravidar, sendo que já tem 3 dias, e não tomei a pílula do dia seguinte. Devo tomar a pílula do dia seguinte, ainda dá tempo, ou seja, o que devo fazer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, você pode engravidar, porque está próximo do período fértil. O período de maior risco para que aconteça a gravidez.

Para evitar a gravidez, nos casos de falha nos métodos contraceptivos, pode fazer uso da pílula do dia seguinte, em até 5 dias após a relação desprotegida. Por exemplo, no caso de esquecer de tomar uma pílula ou quando a camisinha rompe durante a relação.

Contudo, é importante lembrar que a eficácia do remédio é maior quanto antes tomar a pílula, de preferência nas primeiras 24 horas após a relação. De qualquer forma, existem pílulas do dia seguinte que pode ser tomada em até 3 dias após a relação, e pílulas mais novas, que conferem proteção, em até 5 dias

A opção desse método deve ser sempre como método de emergência apenas. O uso repetido da pílula do dia seguinte pode causar sérios danos a saúde, com trombose ou hemorragias.

Quando usar a pílula do dia seguinte?

A recomendação é que tome a pílula nas primeiras 24 horas após a relação, quando é garantido a proteção contra gravidez, em mais de 95%. Após 24 horas essa resposta já é menor, e após 72 horas o risco de falha é de quase 50%.

De qualquer forma, para evitar a gravidez não planejada, pode sim tomar o remédio dentro de 5 dias após a relação, dependendo da pílula. Converse com o seu médico ou procure um farmacêutico, no momento da compra, para confirmar a pílula que está escolhendo.

Existem pílulas de 3 dias, ou 72h e mais recentemente, foram lançadas pílulas que protegem até 5 dias após.

O que é o período fértil?

O período fértil é a semana na qual a mulher tem maior probabilidade de engravidar. Isso porque nesse período, as concentrações de hormônios permitem que o ovário libere um óvulo na trompa, em direção ao útero.

Se houver relação, esse óvulo pode encontrar um espermatozoide e darem origem a gestação.

Como calcular o período fértil?

O período fértil é calcula pelo última dia da menstruação. Não é um cálculo de grande precisão, especialmente para mulheres com ciclo irregular, por isso o método de contracepção através da tabelinha não é tão confiável.

Para as mulheres que tem o ciclo menstrual regular, o cálculo é simples, basta calcular o dia do meio do ciclo e então somar 3 dias antes e 3 dias após o dia do meio. Por exemplo, mulheres com ciclos de 28 dias:

O dia mais fértil é o 14º dia. Somando os 3 dias antes e depois, o período se inicia no 11º dia e termina no 17º dia. Então, a semana mais fértil, será do 11º ao 17º dia do ciclo.

Colocando em números. A mulher que menstrua a cada 28 dias, teve seu primeiro dia em 05 de janeiro.

O dia mais fértil será o dia = 5 + 14 = 19 de janeiro

O período féritl será = 19 - 3 (16) e 19 +3 (22) = 16 a 22 de janeiro

Para mulheres com ciclo irregular, esse cálculo deve ser feito anotando os últimos 6 ciclos e depois subtrai o número 18 do menor ciclo, e 8 do maior ciclo.

Lembrando que para os ciclos irregulares, o cálculo é ainda menos confiável.

Essa estimativa de dias mais prováveis para engravidar podem variar ainda, de acordo com os níveis hormonais da mulher e condições de saúde.

Com todo o exposto, vemos que uma relação sem proteção após 10 dias da menstruação, chega exatamente no período fértil, da maioria das mulheres, o décimo primeiro dia. Por isso podemos dizer que existe um risco elevado de engravidar nesse período.

Entenda melhor sobre o cálculo do período fértil nas mulheres que não tem o ciclo regular, no seguinte artigo: Cálculo do período fértil vale para ciclo irregular?