A benzetacil tem validade de quantos dias no corpo?
A Benzetacil tem validade igual a antitetânica que vale por dez anos, depois de tomar esse medicamento ou de vez em quando pode tomar se tiver garganta inflamada?
A benzetacil® permanece no organismo entre 15 a 30 dias. Não tem validade longa como a vacina antitetânica.
Entretanto, não deve ser aplicada de vez em quando, ou em todos os casos de dor de garganta, porque o uso inadequado ou desnecessário de antibióticos tem resultado no aparecimento de germes multirresistentes, além de não tratar adequadamente todos os casos.
O uso do antibiótico, seja o benzetacil® ou outros, só deve ser feito sob orientação médica.
Nem sempre as dores de garganta são causadas por bactérias, é muito comum a ocorrência de amigdalites ou faringites de origem viral, com quadro muito semelhante ao bacteriano, com dor importante, febre alta e dificuldade de engolir. Contudo, são casos que não respondem aos antibióticos, por isso não estará indicado. Apenas o médico está capacitado para diferenciar essas situações.
Quanto tempo dura o benzetacil no corpo?
Em média, como citado, dura entre 15 e 30 dias. Esse tempo vai variar principalmente de acordo com a dose que foi prescrita, e com as funções hepáticas e renais do paciente. Isso porque é no fígado que o medicamento é metabolizado e inicia sua ação. E o rim é o responsável pela sua eliminação.
Nos casos de doença hepática e/ou insuficiência renal, qualquer que seja a doença ou o grau em que se encontre, a medicação poderá levar mais tempo para ser totalmente eliminada, provocando uma sobrecarga nesses órgãos.
Portanto, nesses casos e principalmente quando houver necessidade do uso da medicação de forma recorrente, é fundamental solicitar de rotina exames de sangue para esse acompanhamento.
Outro fator que pode interferir na duração da medicação no organismo é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas nos primeiros dias após a injeção.
Saiba mais em: Posso tomar benzetacil ou amoxicilina com bebida alcoólica?
Vacina antitetânica
Já a vacina antitetânica, sim, de acordo com a Agencia Nacional de Vigilância sanitária (ANVISA) e órgãos responsáveis, a pessoa que possui o esquema de vacinação contra o tétano desde a infância em ordem, é considerado imunizado por 10 anos. A cada dez anos deve ser feita a dose de reforço.
Nos casos de acidente com ferimentos, oferecendo risco de infecção, em pessoas que não tem o calendário completo, ou perdeu, ou tem dúvidas, deve ser oferecido novo esquema de vacinação, esquema de 3 doses, com intervalos de 60 dias entre elas.
O tétano é uma doença extremamente grave, ainda prevalente na nossa população, que deve ser melhor compreendida e as vacinas realizadas, para evitar sequelas e morte pela doença.
Leia também: O que é tétano e quais os sintomas?
Para mais esclarecimento, fale com seu médico assistente, ou o médico que lhe prescreveu a medicação.
Pode lhe interessar também: Existe alguma comida que corta o efeito do antibiótico?