A falta de alimentação pode provocar a pressão baixa?
Não me alimento direito no dia a dia faz um ano, as vezes quando eu corria minhas pernas não sustentavam e não tinha firmeza me sentia a perna perdendo força, na ultima segunda fui ao médico e descobri que tenho pressão baixa. A falta de alimentação pode provocar a pressão baixa?
Alimentação inadequada e deficiência nutricional pode ser uma das causas de queda da pressão arterial (hipotensão). No entanto, outras condições podem desencadear episódios de hipotensão como desidratação, gravidez, diabetes, problemas cardíacos ou vasculares, infecções, alterações endócrinas ou mesmo uso de alguns tipos de medicamentos.
Portanto, caso apresente episódios recorrentes de queda da pressão arterial consulte um médico para o correto diagnóstico.
Hipotensão crônica assintomática
Algumas pessoas também podem apresentar valores de pressão arterial mais baixos constantemente sem nenhuma causa específica, nesse caso tem-se um quadro de hipotensão crônica assintomática.
Nessa situação, raramente estão presentes sintomas, e esse quadro não é considerado propriamente uma doença, visto que não causa danos cardiovasculares a longo prazo, como ocorre com a hipertensão arterial (pressão alta), sendo assim não é necessário nenhum tipo de tratamento.
Quais os sintomas de pressão baixa?
A hipotensão pode ser assintomática, mas muitas vezes pode causar diferentes tipos de sintomas, um dos principais e mais frequentes é a tontura. Outros sintomas frequentes nos episódios de pressão baixa são:
- Cansaço;
- Náusea;
- Sonolência;
- Sudorese;
- Palidez;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça;
- Vertigem (sensação que tudo gira ao redor);
- Alterações do sono;
- Alterações de sensibilidade;
- Zumbido no ouvido;
- Sensibilidade ao frio;
- Falta de ar;
- Falta de apetite;
- Dor no peito;
- Dificuldade de concentração.
Como evitar episódios de pressão baixa?
Uma das principais medidas é manter-se bem hidratado, principalmente nos dias de muito calor. Também é importante evitar o jejum e comer de forma fracionada, ou seja, pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia.
Outras medidas são:
- Limitar a ingesta de álcool;
- Práticas atividade física moderada, evitar situações de exercício físico intenso, mas também evitar o sedentarismo;
- Evitar refeições abundantes em carboidratos;
Em pessoas que apresentem má circulação venosa o uso de meias elásticas de compressão também pode ser benéfico.
Caso apresente sintomas de hipotensão consulte o seu médico de família ou clínico geral.