Á água com gás não faz mal, se for bebida com moderação, visto que não há nenhuma evidência científica clara sobre os riscos da ingestão de bebidas gaseificada.
No entanto, é válido ressaltar que o consumo excessivo de água gaseificada pode levar ao aumento transitório dos gases no sistema gastrointestinal. Fazendo com que algumas pessoas possam sentir distensão, dor ou desconforto abdominal e apresentar aumento dos gases se consumir água com gás em excesso.
Pessoas que apresentam doença do refluxo gastroesofágico podem apresentar piora dos sintomas de refluxo, como azia e regurgitação, se ingerirem uma grande quantidade de água ou outros líquidos gaseificados.
Ao contrário do que se costuma pensar a água com gás não causa alterações na massa óssea, nem aumenta o risco de osteoporose. Esse efeito apenas foi observado com o consumo de bebidas derivadas da cola, devido a grande quantidade de fósforo nessas bebidas.
Riscos da água com gás, rica em açúcar
Por outro lado, a água com gás que também recebe açúcar na sua composição pode apresentar maiores riscos a saúde, diferentemente da água com gás sem açúcar.
Os riscos são os mesmos decorrentes do consumo excessivo de açúcar, como o aumento do risco ou descompensação do diabetes e de danos aos dentes, provocando o aparecimento de cáries.
Por isso, bebida açucaradas com gás não devem ser consumidas rotineiramente e jamais se deve substituir totalmente a água natural por esses líquidos ricos em açúcar.
Beber água com gás tem algum benefício?
Á água com gás possui os mesmos benefícios que a água mineral sem gás, permitindo a hidratação e ingestão de sais minerais.
Não há ainda evidências científicas consistentes que a água com gás tenha algum benefício além dos da água comum.
Alguns pequenos estudos sugerem que a água com gás pode ajudar na digestão e no alívio dos sintomas de constipação. No entanto, mais investigações sobre esses efeitos são necessárias.
Também quando consumida com moderação a água com gás pode ajudar a promover a saciedade, fazendo com que se coma menos, o que pode ser benéfico para pessoas que desejam emagrecer.
Em conclusão, a água com gás não causa grandes danos ao organismo, nem aumenta o risco de doenças, entretanto deve-se evitar o seu consumo excessivo e as bebidas que contenham gás e açúcar.
Referências bibliográficas
1. Cuomo R, Grasso R, Sarnelli G, Capuano G, Nicolai E, Nardone G, Pomponi D, Budillon G, Ierardi E. Effects of carbonated water on functional dyspepsia and constipation. Eur J Gastroenterol Hepatol. 2002 Sep;14(9):991-9.
2. Mun JH, Jun SS. [Effects of carbonated water intake on constipation in elderly patients following a cerebrovascular accident]. J Korean Acad Nurs. 2011 Apr;41(2):269-75. Korean.
3. Cheng, R., Yang, H., Shao, M. Y., Hu, T., & Zhou, X. D. (2009). Dental erosion and severe tooth decay related to soft drinks: a case report and literature review. Journal of Zhejiang University. Science. B, 10(5), 395–399.