Água oxigenada com bicarbonato de sódio clareia manchas na pele?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não, água oxigenada com bicarbonato de sódio não clareia manchas na pele. A água oxigenada pode clarear somente os pelos e o bicarbonato atuaria como um esfoliante, mas a mistura não é capaz de clarear manchas na pele e é contraindicada, pois pode piorar o quadro.

A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) tem ação desinfetante, sendo própria para matar bactérias e não para ser usada como cosmético. Ela clareia cabelos e pelos porque quebra a melanina, a substância responsável pela cor da pele, cabelos e pelos.

Porém, o peróxido de hidrogênio é muito abrasivo e altamente irritante para a pele. Se for usado para clarear manchas, vai irritar a pele e provavelmente provocar uma lesão e uma queimadura.

Leia também o artigo Existe alguma forma de clarear manchas escuras na pele?

Com isso, a pele, na tentativa de cicatrizar essa irritação, pode tornar a mancha ainda mais escura e maior. Se for no rosto, por exemplo, onde a pele é mais sensível, pode trazer danos mais graves.

Mesmo a água oxigenada diluída em água ou em versões mais suaves, como a de 10 volumes, não é recomendada para tratamentos dermatológicos. Todas oferecem risco de irritação e queimadura na pele.

Para clarear manchas na pele, o ideal é procurar o/a médico/a dermatologista, que irá identificar qual o tipo de mancha e prescrever um tratamento eficaz para o seu clareamento.