A barriga d'água pode ter cura se a sua causa for tratada e resolvida. Isso porque a barriga d'água ou ascite, como é conhecida pelos médicos, não é uma doença em si, mas uma condição que pode estar associada a diversas doenças, como cirrose hepática, insuficiência renal, alguns tipos de câncer, além de doenças infecciosas, como a esquistossomose.
O tratamento da barriga d'água consiste no controle da doença de base, diminuição da ingestão de sal, abstinência total de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos diuréticos, além de procedimentos específicos para drenar o excesso de líquido acumulado na cavidade abdominal. O objetivo do tratamento é diminuir o volume de líquido no abdômen e o inchaço no resto do corpo.
A punção do abdômen é uma forma de aliviar os sintomas em casos de ascites muito volumosas. O procedimento começa com uma avaliação da ascite e após definição do local onde se pode puncionar é feita uma anestesia local, o médico então faz um pequeno "furo" no abdômen, através do qual é introduzido um cateter na cavidade abdominal. A seguir, o líquido é retirado por meio desse cateter.
Em casos em que são retirados mais de 5 litros de líquido acumulado, é indicada a administração de albumina humana por via endovenosa durante ou logo a seguir ao procedimento.
Quando a barriga d´água não responde ao tratamento, é considerada uma ascite refratária, nesse caso pode ser necessário colocar um cateter especial que fica implantado durante um tempo prolongado. Através dele, a pessoa pode retirar na própria casa pequenas quantidades de líquido repetidas vezes, sem precisar ir ao hospital para realizar o procedimento.
Uma complicação comum da barriga d´água resultante de doenças do fígado é a infecção da cavidade abdominal causada por bactérias, chamada de peritonite bacteriana espontânea ou PBE. Nesses caso, o tratamento deve incluir também medicamentos antibióticos para combater a infecção.
Muitas vezes é necessário o acompanhamento por um médico gastroenterologista ou hepatologista a depender da causa.
Saiba mais em:
Quais são os sintomas de ascite (barriga d’água)?
Esquistossomose tem cura? Qual é o tratamento?
Referência
FBG. Federação Brasileira de Gastroenterologia.