Perguntar
Fechar

Coceira e inchaço no local da aplicação da Benzetacil?

Minha filha faz tratamento para febre reumática, e está tomando Benzetacil a cada 14 dias, só que a última que ela tomou está coçando muito no local e inchou demais, o que pode ter acontecido?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A aplicação de injeção (de qualquer tipo) pode causar reação local com inflamação ou infecção de pele. A região pode ficar avermelhada, inchada e formar uma pequena nodulação dolorosa, esses sintomas tendem a aliviar em alguns dias, caso permaneçam é importante procurar um médico para uma avaliação.

Por que a Benzetacil dói tanto?

A Benzetacil é composta por pequenos cristais imersos dentro de um líquido, que precisam ser agitados antes da aplicação, por isso costuma ser uma injeção mais dolorosa. É comum o local da aplicação ficar dolorido e inchado.

A Benzetacil é o nome comercial da injeção de penicilina benzatina, uma antibiótico utilizado no tratamento de doenças como faringite bacteriana, sífilis e febre reumática.

O que fazer no caso de dor e inchaço provocados pela Benzetacil?

Para aliviar a dor e o inchaço provocado pela injeção de Benzetacil é possível realizar uma compressa quente no local, que alivia a dor e o desconforto provocado pela injeção e também contribui para que o fármaco seja espalhado mais rapidamente. Uma outra medida que ajuda no controle desse sintomas é a massagem no local de aplicação.

Quais são os efeitos adversos da Benzetacil?

Além dos efeitos adversos locais como vermelhidão, inchaço e dor no local da aplicação podem acontecer efeitos sistêmicos como dor de cabeça, diarreia, náusea e vômitos.

Outros efeitos menos comuns incluem: coceira pelo corpo, erupções na pele, urticária, inchaço por retenção de líquidos, reações anafiláticas, edema de laringe e pressão baixa. Raramente podem estar presentes confusão mental, convulsões, tromboflebite, trombose venosa profunda, hepatite, colite, nefrite, insuficiência renal, anemia, distúrbios da coagulação sanguínea, febre, entre outros.

Para mais informações sobre a Benzetacil e seus efeitos adversos consulte um médico de família ou clínico geral.