Perguntar
Fechar

Quando e como começar a tomar a pílula anticoncepcional?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Tomar a pílula é algo simples e prático, mas é comum haver dúvidas quando se vai começar a tomar o anticoncepcional pela primeira vez. Vejamos quando e como começar a tomar a pílula anticoncepcional.

Quando posso começar a tomar a pílula anticoncepcional?

Existem duas formas de começar a tomar a pílula, ou no primeiro dia da menstruação, ou em qualquer outro dia do ciclo menstrual, desde que haja certeza de que não se está grávida.

  • Caso comece a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, você já está protegida contra gravidez, e não precisa usar nenhum outro método contraceptivo.
  • Caso deseje comece a tomar a pílula em outro momento do ciclo menstrual, tenha certeza de que não está grávida antes, se necessário você pode fazer um teste de gravidez.

Se for começar a tomar a pílula em outro dia que não o primeiro dia do período menstrual, você deve usar preservativo ou abster-se de relações sexuais durante uma semana, e só depois estará protegida de uma gravidez.

A proteção contra a gravidez só se inicia imediatamente se a pílula for tomada no primeiro dia da menstruação. Por isso, geralmente se recomenda que a mulher comece o contraceptivo no primeiro dia do ciclo menstrual, já que assim a proteção é imediata. Também através da menstruação é possível ter certeza que a mulher não está grávida.

Como devo tomar a pílula anticoncepcional?

  1. Tome uma pílula por dia, de preferência sempre no mesmo horário.
  2. Tome as pílulas conforme a indicação da cartela, geralmente começa-se na primeira fileira de comprimidos da esquerda para a direita. Siga até o fim, sem pular comprimidos ou mudar a ordem de tomada, para não se confundir.
  3. Esteja atenta ao número de comprimidos da cartela. Faça uma pausa de 7 dias entre uma cartela e outra, se sua cartela for de 21 comprimidos. Não faça pausa entre uma cartela e outra, se sua cartela for de 28 comprimidos.

Cartela com 21 comprimidos

Se a sua cartela tiver 21 comprimidos (Ciclo 21, Yasmin, Selene, Diane 35, Elani, Microvilar, Mercilon, Tamisa, etc), ao se terminar o último comprimido da cartela, deve-se aguardar sete dias para reiniciar a próxima cartela. Por exemplo, caso tenha tomado o último comprimido no domingo, aguarde até o próximo domingo para tomar o primeiro comprimido da próxima cartela.

Cartela com 28 comprimidos

Se a sua cartela contém 28 comprimidos (Tamisa 30 sem parar, Elani 28, Qlaira, Mercilon 28, etc) tome os 28 comprimidos diariamente e recomece uma nova cartela no dia a seguir ao término da primeira. Não precisa fazer pausa entre uma cartela e outra.

Leia também: Terminei a cartela do anticoncepcional, quando a menstruação deve vir?

O que faço se esquecer de tomar o anticoncepcional?

Se esqueceu de tomar a pílula até 12 horas do horário em que costuma tomar, tome imediatamente a pílula esquecida assim que lembrar e o próximo comprimido no horário habitual. Siga normalmente a cartela.

Se esqueceu de tomar a pílula por mais de 12 horas do horário habitual, tome a pílula esquecida e a pílula seguinte, juntas no horário habitual. Faço uso de um método contraceptivo de barreira como a camisinha durante uma semana.

Como tomar o Ciclo 21?

O ciclo 21 é um anticoncepcional composto por levonorgestrel e etinilestradiol, é uma pílula muito popular, inclusive porque é distribuída gratuitamente na rede pública.

A cartela do Ciclo 21 contém 21 comprimidos. Portanto, as recomendações são as mesmas para as demais pílulas orais de 21 comprimidos.

Comece a tomar no primeiro dia da menstruação, ou em outro dia desde que saiba que não está gravida, se for iniciar o anticoncepcional sem ser no primeiro dia da menstruação, faça uso de preservativo por sete dias.

Tome a pílula regularmente, todos os dias, sem esquecimentos, de preferência no mesmo horário.

Ao término da cartela faça uma pausa de 7 dias, ou seja, recomece a segunda cartela apenas após passado uma semana.

Leia mais em: A pílula Ciclo 21 é boa?

Para mais informações sobre o uso da pílula contraceptiva consulte um ginecologista ou médico de família.

Também pode ser do seu interesse: