Comecei a tomar o Diane 35 e estou sangrando direto?
Comecei a tomar o Diane 35 no dia 05-05, terminando as 21 drágeas fiz a pausa de 7 dias, mas desde que eu comecei a tomar a 1ª pilula minha menstruação não parou. Quando fiz a pausa de 7 dias o fluxo ficou mais forte. Até quando pode durar o sangramento? Ouvi dizer que pode durar mais de 2 meses até o organismo acostumar.
Não temos como estimar ao certo quanto tempo leva para parar o sangramento, entretanto mais de um mês com sangramento contínuo não pode ser considerado normal. Precisa procurar o quanto antes seu médico ginecologista.
Sabemos que o sangramento intermitente e as mudanças no ciclo menstrual são efeitos colaterais inerentes ao uso de anticoncepcional hormonal, porém, dependendo do volume de sangramento e características físicas de cada mulher, esse efeito passa a ser uma contraindicação ao seu uso.
Inclusive, de acordo com o fabricante de Diane 35®, um dos motivos indicados para retornar o quanto antes ao seu médico assistente, é justamente a presença de sangramento contínuo. Outras indicações são:
- Sentir um inchaço (caroço) no peito;
- Se esqueceu de tomar comprimidos durante a primeira semana da embalagem e teve relações sexuais nos sete dias anteriores;
- Episódios de diarreia grave;
- Ausência de menstruação duas vezes seguidas ou suspeitar que pode estar grávida.
Interromper imediatamente a medicação e procurar uma emergência
Alguns efeitos colaterais são ainda mais graves e deve-se estar atento, porque na sua presença a indicação é de interrupção imediata da medicação e busca por atendimento médico de emergência. São eles:
- Dor na panturrilha aguda e intensa, além de endurecimento e edema na região - Trombose venosa profunda;
- Dor no peito em aperto, que irradia para braço esquerdo ou mandíbula, sudorese fria e mal-estar - Infarto agudo do miocárdio;
- Dificuldade de movimentar um membro, dificuldade de fala ou dormência em algum membro - Acidente vascular cerebral;
- Perda parcial ou completa da visão, visão dupla;
- Tosse pouco usual;
- Qualquer dor de cabeça ou enxaqueca incomum, forte ou prolongada;
- Tonturas ou desmaio.
Muitas vezes os sintomas não representam nenhuma das situações citadas acima, mesmo assim o mais seguro é que procure uma emergência para avaliação, porque são doenças graves e com alto risco de óbito se houver demora no tratamento.
Outras causas de sangramento contínuo
Um sangramento contínuo pode ter ainda outras causas, que não tem relação com o uso dos anticoncepcionais, como por exemplo, caso de miomas, pólipos, síndrome do ovário policístico, distúrbios de coagulação, entre outros.
Doenças e situações que devem ser diagnosticadas o quanto antes para dar início ao seu tratamento e obter melhores resultados.
Por isso recomendamos que procure o seu médico ginecologista o quanto antes, para avaliar seu caso. Possivelmente deverá reavaliar a medicação além de dar início a investigação para outras causas de sangramento.
Pode lhe interessar também: Sangramento que não é menstruação: o que pode ser?