Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Como identificar uma crise de apendicite?

Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A apendicite caracteriza-se pela dor abdominal aguda. A crise de apendicite é identificada quando há dor no abdômen, que se inicia ao redor do umbigo e depois fica localizada na região inferior direita do abdômen.

Além da dor, a crise de apendicite provoca ainda náuseas e vômito. Após o início desses sintomas, a pessoa apresenta febre.

A evolução de uma crise de apendicite pode ser de poucas horas ou levar até 1 dia para que os sintomas cheguem ao seu ponto máximo, sempre com agravamento progressivo da dor.

No início, a crise de apendicite normalmente se manifesta como uma dor abdominal leve e mal estar. Não costuma haver febre.

Dependendo da localização do apêndice (porção do intestino grosso que fica inflamada na apendicite), a dor pode aparecer também em outros locais do abdômen.

Imagem dos intestinos e apêndice vermiforme

Outros sintomas da apendicite incluem flatulência, indigestão, mudança do hábito intestinal, diarreia e mal estar geral.

Identificar a apendicite no início nem sempre é fácil, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças.

A apendicite na mulher pode ser confundida com problemas no ovário, como inflamações, enquanto que nas crianças os sinais e sintomas podem ser semelhantes aos de uma infecção no intestino.

Veja também: Apendicite durante a gravidez é perigoso?

Quais os sintomas da apendicite em crianças?

Crianças com até 4 anos de idade podem apresentar como primeiro sintoma o vômito, acompanhado de uma ligeira dor abdominal. A criança pode referir no início apenas “dor na barriga”, sem uma localização específica no abdômen.

A crise de apendicite em crianças também pode provocar o amolecimento das fezes, além de febre e náuseas.

Casos de apendicite em bebês e crianças com até 2 anos são raros, mas podem acontecer. Nessas situações, o primeiro sinal costuma ser a distensão do abdômen (“barriga inchada”), que fica doloroso à palpação. A seguir, surgem os vômitos.

As complicações da apendicite em bebês e crianças pequenas são graves e ocorrem com alguma frequência, principalmente pela demora em diagnosticar o problema.

Como diagnosticar e tratar a apendicite?

No serviço de urgência, o/a médico/a realiza o exame físico na pessoa e solicita alguns exames de sangue e/ou ultrassom abdominal.

Após conectar as informações da história pessoal, exame físico e resultados dos exames, o/a médico/a será capaz de efetuar o diagnóstico e em caso de confirmação da apendicite, encaminhará o/a paciente para a cirurgia.

O tratamento cirúrgico, em geral, é feito por laparoscopia. É a única forma de tratar a apendicite, já que nesses casos o apêndice inflamado precisa ser retirado.

Saiba mais em: Qual é o tempo de recuperação de uma cirurgia de apendicite?

A apendicite é uma das principais causas de dor abdominal aguda e uma das causas mais comuns de cirurgia abdominal de emergência.

Se você apresentar os sintomas citados acima, procure o serviço de urgência.

Também podem lhe interessar:

O que posso comer após cirurgia da apendicite?

Quem foi operada de apendicite tem dificuldade de engravidar?

Estou com dores do lado direito depois da cirurgia de apendicite. Apendicite pode voltar?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?