Como saber que dia engravidei?

É muito difícil calcular o dia em que engravidou, mas existem diferentes métodos para estimar essa data.

O mais simples é através da data da última menstruação. Outro método é pelo cálculo da idade gestacional, obtido através dos exames de ultrassonografia no pré-natal, pelo médico radiologista.

Como calcular:

1. Através da data da última menstruação (DUM)

O método mais simples é lembrar quando foi o primeiro dia do seu último ciclo, ou seja, o dia em que menstruou. Esse dia é considerado a data da última menstruação ou DUM.

Para ciclos de 28 dias, calculamos essa data somando ou diminuindo 14 (metade do ciclo), ao dia da última menstruação. Para DUM no início do mês (do dia 1 ao dia 14) soma-se 14; para DUM do dia 15 em diante, diminui 14 e soma +1 ao mês.

Sendo assim, para o mês, some +1 apenas se tiver subtraído no dia.

Embora não seja um cálculo de certeza absoluta, porque a ovulação pode ter ocorrido dias antes, ou depois, e os espermatozoides apresentam um período de viabilidade de até 5 dias, é comum estimar a data e mais cinco dias consecutivos, como os prováveis dias da gravidez.

Exemplos:

  • Menstruou pela última vez no dia 06/07/19 :
    • 06 + 14 = 20 (você deve ter engravidado entre 20/07/19 e 25/07/19)
  • Menstruou pela última vez no dia 25/09/19 :
    • 25 - 14 = 11; 9 + 1 = 10 (você deve ter engravidado entre 11/10/19 e 16/10/19).

2. Através da idade gestacional determinada pela US

A idade gestacional calculada pelos exames de ultrassonografia, especialmente no primeiro trimestre, é o cálculo de maior confiabilidade. Através do exame, o médico radiologista é capaz de determinar as medidas de comprimento do bebê, com isso, a idade gestacional.

Com a idade gestacional definida, fica simples calcular o dia provável da gravidez.

Por exemplo, o exame descreve a idade gestacional como 10 semanas no dia 07/07/2019, basta contar 10 semanas para trás e encontramos a data provável da gravidez, nesse caso, dia 28/04/2019.

Existem diversas calculadoras online que podem fazer essa estimativa, você só precisa inserir o primeiro dia do seu último período menstrual e a duração média do seu ciclo para obter essa resposta.

Finalmente, realize com seu ginecologista um teste mais específico como ultrassom. É possível determinar o dia da concepção com mais precisão e rigor científico.