Como eu sei quem é o pai?

Estou grávida de 13 semanas e nove dias, minha última menstruação foi dia 15/01/2012, tive relação sexual com meu ex dia 21/01/2012 e no dia 26 tive relação com o meu atual. Como eu sei quem é o pai?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A relação do dia 26 é a mais provável relação que resultou nessa gravidez. Porém só consegue saber quem é o pai através do exame de DNA.

O dia 26 é o dia mais provável porque está dentro do período considerado o período fértil para engravidar, no seu caso, nesse mês. Esse período é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação, somando 14 dias, para os ciclos de 28 dias, ou 15 dias para os ciclos de 30 dias. Para os ciclos irregulares, o cálculo é um pouco mais complexo, baseado nos últimos 6 meses.

Saiba mais no link: Ciclo menstrual desregulado: Como calcular o período fértil?

Sendo assim, para o seu caso, acreditando ser um ciclo regular de 28 dias, com o primeiro dia da última menstruação o dia 15, somamos 14 dias e alcançamos o dia 29 de janeiro, esse é o dia mais fértil. Porém o período fértil compreende ainda 3 dias antes e 3 dias depois, concluindo o período de 26 de janeiro a 01 de fevereiro como os dias mais prováveis para uma gravidez.

E como uma das relações foi exatamente no dia 26, esse parece o dia mais provável.

Entretanto, existem diversos fatores que podem alterar esse resultado, como o ciclo irregular, o uso de medicamentos, a vitalidade do espermatozoide, e a ovulação. O espermatozoide por exemplo, pode sobreviver por até 5 dias dentro do organismo da mulher, o que permitiria que a relação do dia 21 também alcançasse o dia 26 e assim, estaria dentro do período fértil.

Portanto, visto os dados informados, a única forma de saber com 99,9% de certeza a paternidade do bebê, é através do exame de DNA, que compara as características biológicas do bebê com o suposto pai. O teste de paternidade pode ser realizado em laboratórios especializados, sem a necessidade de pedido médico.

Leia também: Como saber qual meu período fértil?