Perguntar
Fechar

Como saber se tenho alergia ao sol? Quais são os sintomas?

A alergia ao sol causa sintomas parecidos com as queimaduras solares: vermelhidão, aparecimento de pequenas bolhas ou manchas vermelhas na pele e coceira intensa.

Os sintomas da alergia ao sol podem se manifestar em todo o corpo, mas são mais comuns nas regiões que sofreram exposição solar. As partes do corpo que normalmente não são expostas ao sol diariamente, como peito, ombros, braços, pernas e pés, tendem a ser mais sensíveis.

As manifestações podem ser leves e até passar despercebidas, podendo ser confundidas com alergias à roupa ou a algum cosmético.

Contudo, é importante estar atendo aos sinais e sintomas para que a alergia ao sol seja identificada e tratada. Sem tratamento, a alergia pode causar complicações como dermatite (inflamação da pele) ou ainda infecções.

Saiba mais em: Quais são os sintomas de alergia alimentar?

O tratamento da alergia ao sol pode incluir o uso de medicamentos antioxidantes e imunomoduladores, bem como a aplicação de cremes calmantes e pomadas com corticoides. Em alguns casos o médico pode indicar a exposição controlada à luz ultravioleta antes da pessoa voltar a se expor ao sol.

Além disso, é fundamental aplicar protetor solar sempre que sair ao sol e usar roupas adequadas para se proteger da radiação solar.

Vale lembrar que os sintomas apresentados também podem indicar outros tipos de alergia que se manifestam na pele, como alergia a medicamentos e alimentos, por exemplo. Daí a importância em procurar um médico dermatologista sempre que se verificar essas reações na pele.

Também podem lhe interessar:

Alergia ao frio causa que tipo de sintomas?

O que pode causar alergia na pele?

Como identificar uma alergia a medicamentos?

Como identificar uma alergia? Quais são os sintomas?