Em geral, doença crônica não tem cura. Porém, dependendo da doença pode haver cura, mas ela leva mais tempo para ser curada. É o caso da obesidade e da depressão, por exemplo, que são consideradas doenças crônicas e podem ser curadas.
Em geral, as doenças crônicas se iniciam lentamente, têm uma duração longa ou incerta e, normalmente ,não têm uma única causa, mas várias.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma doença crônica apresenta uma ou mais das seguintes características:
1. É permanente;
2. Produz incapacidade ou deficiências;
3. É causada por alterações patológicas irreversíveis;
4. Exige uma formação especial do paciente para a reabilitação;
5. Precisa de períodos longos de supervisão, observação ou cuidados.
Como é o tratamento para uma doença crônica?
O tratamento das doenças crônicas envolve mudanças no estilo de vida e cuidados contínuos que, geralmente, não levam à cura da doença mas permitem mantê-la sob controle e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Quais são as causas de uma doença crônica?
Grande parte das doenças crônicas está relacionada com idade, maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse, por isso muitas delas podem ser prevenidas.
Os fatores de risco para ter uma doença crônica incluem colesterol alto, pressão alta, excesso de peso, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Como prevenir uma doença crônica?
A melhor forma de reduzir o risco de desenvolver uma doença crônica é mudando o estilo de vida. Algumas medidas que podem ajudar a prevenir doenças crônicas:
- Ter uma alimentação saudável e balanceada, privilegiando frutas, vegetais, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) e cereais integrais;
- Substituir a gordura animal por gordura vegetal;
- Reduzir o consumo de alimentos salgados e doces;
- Praticar atividade física regularmente;
- Manter o peso corporal dentro do normal;
- Não fumar.
Para maiores informações sobre a prevenção e o tratamento das doenças crônicas, fale com o seu médico de família ou consulte um clínico geral.