Perguntar
Fechar

Sinusite crônica tem cura? Qual é o tratamento?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sinusite crônica pode ter cura. O tratamento se inicia na prevenção de crises, e demais orientações e medicamentos de acordo com a causa da sinusite. O que pode incluir a aplicação de sprays nasais, medicamentos orais, e/ ou tratamento cirúrgico.

Enquanto a sinusite aguda, na maioria das vezes, resolve-se de maneira espontânea, a sinusite crônica exige maiores cuidados e é mais difícil alcançar a cura completa e definitiva. O tratamento pode servir apenas para aliviar os sintomas e manter a doença sob controle.

Geralmente as sinusites crônicas não são causadas por infecções bacterianas, portanto o uso de antibióticos não é útil nesses casos.

Seja qual for a causa da sinusite crônica, é mandatório o cuidado e prevenção de crises. A melhor maneira de prevenção é mantendo medidas de higiene ambiental, além de evitar fatores que sabidamente estimulam as crises, como: poeira, fumaça de cigarro, poluição e corantes alimentares.

Podemos indicar como medidas de higiene ambiental:

- Evitar contato com fumaça de cigarro e outros tipos de poluentes ambientais;

- Manter o quarto bem ventilado;

- Evitar ao máximo o acúmulo de poeira;

- Usar colchão e travesseiro com capa protetora;

- Remover o mofo do ambiente;

- Evitar o frio, odores irritantes e corantes artificiais.

Nos casos de sinusite crônica por causa alérgica, o tratamento pode ser feito com vacina antialérgica específica, associada a spray nasal a base de antialérgicos e corticoides.

Se a sinusite crônica for causada por fungo, o tratamento inclui medicamentos antifúngicos.

Em último caso, quando os medicamentos não resolvem, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção. A cirurgia consiste em limpar e drenar os seios paranasais, que estão cheios de secreção.

A cirurgia também é indicada quando a sinusite crônica está associada a alterações anatômicas, como desvio de septo nasal e pólipos nasais. Ambos obstruem a comunicação entre os seios da face e o nariz, dificultando a cura da sinusite e favorecendo a sua cronicidade.

Contudo, mesmo após a cirurgia, a maioria dos pacientes necessita de tratamento de manutenção, para evitar o retorno da sinusite crônica.

Casos de sinusite crônica devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista, que irá indicar o tratamento mais adequado, de acordo com cada caso.

Leia também:

Qual é o tratamento para sinusite alérgica?

Quais são os sintomas da sinusite crônica?

Sinusite tem cura?