A dor abdominal do lado esquerdo, costuma estar relacionada a situações corriqueiras como excesso de gases, má digestão, cólica menstrual ou até ansiedade.
No entanto, quando a dor é muito forte ou vem acompanhada de outros sintomas como vômitos, diarreia ou febre, deve ser avaliada por um médico para descartar um problema mais grave, como a gastroenterite ou pancreatite.
Causas de dor do lado esquerdo da barriga
As causas mais comuns de dor no lado esquerdo da barriga são:
- Gases;
- Gastroenterite (infecção intestinal);
- Pedra nos rins à esquerda;
- Diverticulite;
- Cólica menstrual;
- Endometriose;
- Cisto de ovário à esquerda;
- Gravidez ectópica à esquerda (trompa);
- Dor no testículo esquerdo e
- Doenças do pâncreas.
Gases
A queixa de dor por acúmulo de gases pode ser bastante intensa, que por vezes se confunde com um problema cardíaco. Tem como característica uma dor intermitente, ou seja, que vem forte e depois alivia. Não costuma ser uma dor contínua e melhora após massagem abdominal e eliminação dos gases.
Gastroenterite
A infecção do sistema gastrointestinal apresenta como sintomas a dor na barriga, que pode ser apenas de um lado ou pode variar a localização, associada a náuseas, vômitos, febre e mal-estar.
Pedra no rim esquerdo
O cálculo renal que se desloca e obstrui a passagem de urina, causa uma dor intensa que começa na região lombar, do lado afetado, e segue para a barriga, depois virilha. Além da dor, a cólica renal vem acompanhada de náuseas, vômitos, suor frio e sangue na urina.
Na suspeita de cálculo renal, procure um atendimento de urgência, para aliviar os sintomas e definir o melhor tratamento. O médico urologista é o responsável por tratar essa doença.
Diverticulite
Divertículo é o nome dado a pequenas saculações do intestino grosso, mais comuns em pessoas idosas e com dieta pobre em fibras. A diverticulite é uma inflamação neste região.
Pode não causar nenhum sintoma, sendo encontrado acidentalmente, ou no caso de inflamação, desencadear sintomas como: dor abdominal, mais comum à esquerda, alterações no trânsito intestinal, febre e presença de sangue nas fezes.
O tratamento, consiste em dieta rica em fibras e aumento no consumo de líquidos. Na diverticulite complicada, com sintomas de infecção, é indicado o uso de antibióticos e/ou tratamento cirúrgico.
Cólicas menstruais e Endometriose
A cólica menstrual ou a endometriose, são doenças comuns da mulher, associadas ao ciclo menstrual, que deve ser investigada e tratada pelo ginecologista.
Cisto no ovário à esquerda
A formação de cistos no ovário a cada ovulação, pode levar a um incômodo ou dor abdominal na mulher, embora não seja tão comum.
Gravidez ectópica à esquerda
A gravidez ectópica é a implantação de um óvulo fecundado, fora da cavidade abdominal. O local mais acometido são as trompas. Os sintomas são de dor intensa na região pélvica ou abdominal baixa, localizada de um dos lados (no lado da trompa acometida), acompanhada de náuseas, vômitos e por vezes, febre.
A história de atraso menstrual e sintomas iniciais de gravidez, febre, mal-estar, queda da pressão e nos casos mais graves, de ruptura da trompa, pode haver hemorragia interna, coma e risco iminente de óbito.
Portanto, é uma situação de emergência! Na suspeita de gravidez ectópica, procure imediatamente um serviço de urgência médica.
Dor no testículo esquerdo
Nos homens, não é raro a queixa de dor no testículo, e essa dor pode ser irradiada para a região pélvica, a "dor no pé da barriga" ou para a virilha.
As causas mais comuns são a varicocele, torção testicular e hérnia inguinal. Pode haver ainda casos de prostatite, epididimite e outros casos de inflamação.
No caso de dor no testículo, recomendamos procurar um médico urologista, para avaliação e tratamento mais adequado.
Doenças do pâncreas
As doenças mais comuns do pâncreas são a pancreatite aguda e o tumor de pâncreas. A principal queixa é a dor intensa, que se inicia à esquerda ou no meio da barriga, com irradiação para o dorso, formando um grande "cinturão apertado" de dor.
Isso acontece porque se trata de um órgão com formato comprido, que se estende do lado esquerdo da barriga o meio da barriga, aonde se localiza a sua parte mais anterior, a cabeça do pâncreas.
Outros sintomas comuns às doenças do pâncreas são as náuseas, vômitos, perda de peso, febre e icterícia (coloração amarelada da pele e olhos).
Para maiores esclarecimentos de dor na barriga, localizada do lado esquerdo, converse com o seu médico de família ou gastroenterologista.
Referências:
- Federação Brasileira de Gastroenterologia
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia