Diversas doenças e condições podem causar dor em volta do umbigo. Esta região pode refletir problemas em diferentes estruturas do abdômen, desde doenças nos órgãos internos, como estômago e intestino, quanto problemas nas estruturas mais superficiais da parede abdominal.
Seis causas importantes e frequentes de dor em volta do umbigo que merecem destaque são: a gastroenterite, a gastrite, as úlceras pépticas, gases ou constipação, hérnias umbilicais e apendicite.
1 - Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal desencadeada principalmente por infecções ou intoxicações alimentares. É comum as gastroenterites causarem dores abdominais, que podem se localizar próximo do umbigo, em outras áreas do abdômen ou podem atingir toda a barriga. Além de dor, a gastroenterite provoca: diarreia, vômitos, mal-estar e febre.
Qual o tratamento?
O tratamento da gastroenterite inclui hidratação, alimentação leve e uso de medicamentos que aliviam o desconforto e as dores, como analgésicos e antiespasmódicos. Em alguns casos de gastroenterites de origem infecciosa pode ser necessário o uso de antibióticos.
2 - Gastrite
A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste o estômago por dentro. É comum esta doença causar dor epigástrica, que é a dor do estômago que se localiza, geralmente, um pouco acima do umbigo. A gastrite cursa também com sintomas de náuseas, azia, sensação de inchaço ou empachamento.
Qual o tratamento?
O tratamento da gastrite consiste principalmente em mudanças alimentares, ao se evitar o consumo de irritantes gástricos como cafeína e alimentos picantes e ácidos. Também está indicado o uso de medicamentos que auxiliam a reduzir a acidez gástrica, como o omeprazol. Quando gastrite é causada pela bactéria H. pylori, também se deve acrescentar ao tratamento antibióticos que visam erradicar esta bactéria.
3 - Úlcera péptica
Uma úlcera seja do estômago ou do duodeno pode causar dor de forte intensidade próximo ao umbigo, principalmente um pouco acima do umbigo na região do estômago. A úlcera também pode causar sintomas de náuseas, vômitos e mal-estar.
Qual o tratamento?
O tratamento das úlceras, da mesma forma que o da gastrite, é realizado através da erradicação da bactéria H. pylori e medicamentos que reduzem a secreção estomacal.
4 - Hérnia umbilical
As hérnias umbilicais são projeções do conteúdo da cavidade abdominal para fora da cavidade, através de falhas do conjunto de tecidos da região umbilical, provocando protuberâncias no umbigo. Podem causar dor intensa ou mesmo passarem despercebida sendo totalmente assintomáticas. Geralmente, a dor da hérnia abdominal piora com os movimentos e esforços físicos.
Qual o tratamento?
O tratamento das hérnias umbilicais é feito através de uma cirurgia de reparação da hérnia. No caso de hérnias muito pequenas e assintomáticas, pode não ser necessária a realização de uma cirurgia, podendo apenas ser feito o acompanhamento da hérnia.
6 - Gases e constipação
A presença de gases e/ou a prisão de ventre é uma causa frequente de dores abdominais. As dores podem ser sentidas em volta do umbigo, se distribuir por toda a barriga ou ficar localizada em alguma parte do abdômen. Os gases e a constipação causam ainda sensação de inchaço na barriga e dificuldade ou dor para evacuar.
Qual o tratamento?
Para aliviar os gases podem ser usados medicamentos, como a simeticona. Além disso, a prática de atividade física, como caminhadas, também ajuda na eliminação dos gases. Cuidados na alimentação são também essenciais, como a redução do consumo de bebidas gaseificadas, comer e mastigar mais devagar e reduzir o consumo de alguns alimentos como feijões, grãos, repolhos e carnes vermelhas.
Já a constipação pode ser tratada através de uma dieta rica em fibras, aumento do consumo de líquidos, prática de atividade física e uso de laxantes, nos casos mais graves.
5 - Apendicite
A apendicite é a inflamação do apêndice, uma pequena estrutura no intestino.A dor no umbigo pode ser um dos sintomas iniciais deste problema, também é comum ocorrer uma dor difusa na barriga no inicio. A medida em que a inflamação no apêndice progride, a dor tende a se localizar mais na área deste órgão, que fica no quadrante inferior direito da barriga.
Qual o tratamento?
O tratamento da apendicite consiste na retirada do apêndice através de cirurgia, que deve ser realizada com urgência, já que o apêndice inflamado pode levar a complicações como infecções ou mesmo ruptura.
Caso apresente dor no umbigo ou em volta do umbigo, consulte um médico de família ou clínico geral para uma avaliação inicial.
Também pode ser do seu interesse:
Dor no umbigo, o que pode ser?
Dor no pé da barriga, o que pode ser?
Umbigo inflamado, o que pode ser?
Referências bibliográficas:
FBG. Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Acute viral gastroenteritis in adults. Uptodate. 2021
Peptic ulcer disease: Treatment and secondary prevention. Uptodate. 2021