Perguntar
Fechar

Dor no umbigo: o que pode ser?

Dor no umbigo pode ser sinal de processos inflamatórios ou infecciosos, hérnia, gravidez, apendicite, prisão de ventre, entre outras doenças e condições.

Se o umbigo estiver inflamado, além de dor, pode haver ainda a presença de alguma secreção no local. A inflamação pode ter como causa a colocação de um piercing, presença de corpo estranho, endometriose umbilical, foliculite (inflamação do folículo capilar) ou ainda devido à persistência do úraco, uma estrutura embrionária que liga o umbigo à bexiga.

A endometriose umbilical provoca dor e sangramento no umbigo. Isso ocorre devido à presença de tecido da parede interna do útero (endométrio) na região do umbigo, o que causa dor e sangramento durante a menstruação.

Saiba mais em: Dor e sangramento no umbigo: o que pode ser e o que fazer?

A hérnia é o extravasamento de uma parte de um órgão (geralmente o intestino) através de uma fraqueza da parede abdominal ou do tecido gorduroso do abdômen. Isso pode ocorrer na região do umbigo (hérnia umbilical), causando dor que geralmente se agrava ao se curvar para frente ou fazer exercícios. Em alguns casos, a dor no umbigo pode surgir ao urinar.

Veja também: Quais são os tipos de hérnia?

Durante a gravidez, a dor no umbigo é causada pela distensão de um ligamento do abdômen. O estiramento é decorrente do crescimento do útero e chega a separar em dois o músculo reto abdominal. Esse enfraquecimento da parede abdominal pode causar dor na região do umbigo.

A apendicite costuma se manifestar através de uma dor abdominal que começa ao redor do umbigo e depois passa para a região inferior direita do abdômen. Os sintomas incluem ainda náusea, vômitos, perda de apetite, febre, gases intestinais, má digestão, diarreia ou prisão de ventre e mal-estar geral

Leia também: Como identificar uma crise de apendicite?

Outra possível causa para a dor no umbigo é a prisão de ventre. O acúmulo de fezes ou gases distende o intestino, que pode pressionar algum nervo que passa pela região do umbigo, causando dor.

Veja aqui quais são os sintomas de prisão de ventre.

Uma vez que a dor no umbigo pode ter diversas causas, sendo algumas delas graves, é importante procurar um médico clínico geral ou médico de família para uma avaliação se a dor continuar ou vier acompanhada de outros sinais e sintomas.

Também podem lhe interessar:

Sai do umbigo uma secreção com mau cheiro, o que pode ser?

Umbigo inflamado: o que pode ser?

É normal o umbigo mudar durante e após a gravidez?